Eleições Autárquicas Madeira

Nuno Batista defende regulamento de transporte de doentes e rede de cuidados continuados no Porto Santo

None

Elementos da candidatura da coligação ‘Acredita Porto Santo’, encabeçada por Nuno Batista, reuniram hoje, dia 1 de Maio, com o secretário Regional da Saúde e Protecção Civil, que se encontra na Ilha dourada a acompanhar mais uma etapa do processo de vacinação da população local.

No decurso deste encontro, a candidatura expôs a Pedro Ramos algumas das suas preocupações em matéria de saúde.

Em cima da mesa, entre outros assuntos, esteve a necessidade de elaboração de um regulamento de transporte de doentes não urgentes, “que indique, entre outros parâmetros, o tempo mínimo de antecedência para o utente adquirir a credencial de deslocação e onde esteja explícito quais os critérios para a atribuição de transporte e alojamento e se especifique quais as circunstâncias em que o utente terá direito a pensão completa ou regime de meia pensão, sendo que esse mesmo regulamento deve estar acessível a quem queira consultá-lo”, explicita Nuno Batista.

“Quanto ao encaminhamento de doentes urgentes”, o candidato entende que “há a necessidade de criar um guia de orientação para o utente e acompanhante, com as informações relativas à documentação necessária".

"Trata-se de situações que envolvem um elevado grau de ansiedade e muitas vezes pouco discernimento, pelo que a existência de um panfleto com essas informações, sobre onde pode ficar alojado o acompanhante da evacuação e quais os procedimentos para tratar do regresso após alta hospitalar, é algo que consideramos básico e uma grande ajuda para quem se vê neste tipo de ocorrências”, sustenta.

Nuno Batista aproveitou também este encontro para vincar a necessidade de alargar a rede de cuidados continuados ao Porto Santo.

O cabeça de lista da Coligação ‘Acredita Porto Santo’, que une PSD e CDS, quis ainda deixar expresso a Pedro Ramos o reconhecimento pelo "esforço e dedicação" de todos os profissionais de saúde a exercer funções no Porto Santo, no "enorme desafio de conter e controlar a pandemia e, simultaneamente, dar resposta aos cuidados médicos necessários a todo um vasto leque de patologias que não desapareceram".

Realça ainda, a propósito da pandemia, que “não pode haver lugar a facilitismos" para não colocar em risco o Verão 2021 no Porto Santo, considerando há "boas perspectivas económicas" para a estação fruto do plano de vacinação.