Madeira

Produtos madeirenses integram projecto gastronómico nacional

Teófilo Cunha acompanhou o Chefe João Rodrigues à lota do Funchal

None

O secretário regional de Mar e Pescas, Teófilo Cunha, acompanhou hoje o chefe João Rodrigues, detentor de uma estrela Michelin, à lota do Funchal. A visita está relacionada com o novo projecto gastronómico ‘Matéria’, que tem levado o famoso cozinheiro a percorrer algumas regiões do país à procura de produtos “genuínos” nas áreas da agricultura e das pescas.

A pesquisa na Madeira termina este sábado e já levou o galardoado chefe às lotas do Funchal e Caniçal. João Rodrigues passou ainda por Câmara de Lobos, visitou uma produção biológica de inhame e maçã regional e foi conhecer a sidra.

O responsável pelos restaurantes lisboetas ‘Feitoria’ e ‘Rossio Gastrobar’, veio à Madeira a convite do Chefe Júlio, do Kampo, onde preparou pratos únicos durante uma semana. “Foi uma ótima oportunidade para matar saudades da cozinha porque em Lisboa está tudo fechado”, confessou, aproveitando a vinda à Região para fazer pesquisa de produtos e produtores para um projeto pessoal ‘Matéria’, onde fará “o mapeamento de pequenos produtores nacionais com práticas éticas”.

A ideia é criar uma espécie de ‘network’ que faça uma valorização do produto junto do consumidor final. “Tentamos criar valor-acrescentado em toda a cadeia”, explicou, referindo que isto só acontece “se as pessoas tiverem acesso a informação”.

O projeto junta produtos, produtores, gastronomia e chefes de cozinha. Apesar de precisar de mais tempo para fazer uma “avaliação assertiva da qualidade dos produtos da Região”, João Rodrigues diz que “há muito potencial”.

O secretário regional de Mar e Pescas, que acompanhou o chefe Michelin, reconhece que a iniciativa é uma “excelente oportunidade” para divulgar os produtos da Madeira. Teófilo Cunha agradeceu a João Rodrigues, em nome do Governo Regional, por ter incluído a Região no seu projecto, tendo referido a importância e o prestígio de um profissional com uma estrela Michelin na promoção dos nossos produtos.