Madeira

Governo lança novo concurso para concessão e exploração do campo de golfe da Ponta do Pargo

Com o encaixe financeiro espera acabar a obra suspensa do campo de golfe

None

Fracassado o concurso lançado no ano passado, o Governo Regional pretende, ainda este ano, lançar novo concurso público para a concessão e exploração do campo de golfe da Ponta do Pargo, que incluirá a componente imobiliária, através da alienação de alguns terrenos expropriados no âmbito do projecto do golfe. Com este atractivo, pretende o Governo obter encaixe financeiro que permita acabar a obra do campo de golfe e, consequentemente, rentabilizar todo o investimento já feito no passado na extensa área envolvente ao Farol da Ponta do Pargo.

Esta manhã, à margem da visita à obra de construção da ‘Via Expresso Fajã da Ovelha – Ponta do Pargo – 2.ª Fase’, o secretário regional dos Equipamentos e Infraestruturas, Pedro Fino, revelou o ponto de situação relativamente ao campo de golfe.

“Tínhamos o concurso a decorrer no ano passado que a pandemia afectou negativamente esse concurso. Iremos lançar um novo concurso ainda este ano. Estamos a trabalhar para isso”, adiantou. Esclareceu depois que será de novo “um concurso para a concessão e exploração do campo [de golfe] e também para a promoção imobiliária, mas ainda estamos a trabalhar no caderno de encargos desse concurso”, acrescentou.

Esclareceu depois que “a concessão possivelmente vai permitir financiamento para acabarmos a construção da obra” do campo de golfe, que se encontra suspensa. Admitiu mesmo que a concessão poderá ser fundamental para obter o financiamento necessário a concretizar o campo de golfe, através do desejado “encaixe financeiro que nos permita acabar a obra e rentabilizar o investimento que já foi efectuado no passado”, uma vez que a conclusão da obra do campo de golfe será necessariamente empreitada da responsabilidade do Governo Regional. Para conseguir o desejado ‘financiamento’ admite a “alienação de alguns terrenos para imobiliário”, mas garante que não há ainda nada de concreto.

Pedro Fino sublinhou que o projecto do golfe “é fundamental para o desenvolvimento da freguesia da Ponta do Pargo”, daí o grande interesse em “rentabilizar o investimento que já foi efectuado no passado terminando a obra.

De resto, vincou que a conclusão da obra da via expresso até ao centro da freguesia no extremo oeste da Madeira contribuirá para “potenciar” a concretização e exploração do campo de golfe.

“Faz parte do plano de desenvolvimento da freguesia da Ponta do Pargo., porque sem dúvida que esta obra – conclusão da via expresso – e do campo de golfe são fundamentais aqui para esta zona” e “importante para o desenvolvimento social e económico” da localidade.