Dia do Pai

n Conta-se que «A tradição do Dia do Pai surgiu em 1910, quando uma jovem norte-americana assistia a uma missa para celebrar o Dia da Mãe. Tendo perdido a Mãe muito cedo, foi o Pai que a criou, e aos cinco irmãos ». Assim, o dia 19 de Março é dedicado e ao Pai tendo como patrono S. José.

No silêncio do seu viver, S. José dá-nos uma lição de vida acerca do modo como cumprir as nossas obrigações e de aceitar os reveses da vida. Juntos, vamos, numa pequena prece, agradecer ao Senhor e a S. José, em nome de todos os filhos, o dom de termos um Pai, com um sentido OBRIGADO:

* pelo meu Pai e por tudo o que me ensinou neste caminhar na estrada da vida

* pela paz que semeou nessa mesma estrada e no seio do nosso lar

* pelo carinho com que me afagava o rosto

* pela disponibilidade sempre presente para me ouvir

* pelo olhar compreensivo com que me fazia ver que não tinha procedido bem

*pelas horas de sono perdidas à minha cabeceira quando ardia em febre

* pelo pão em nossa mesa

* pelo suor que, tanta vez, vi deslizar no seu rosto, já com algumas rugas a que eu chamava de levadinhas

Mas, hoje também Vos quero pedir por aqueles pais que se demitiram da sua nobre Missão de Pais e que vêem os filhos como um fardo pesado que, em qualquer sítio, é descarregado e, ainda por aqueles filhos que não tiveram ou não têm o pai que idealizaram e que tanta falta faz neste caminhar da vida.

Também peço o eterno descanso para os Pais que já estão junto de Vós. Muito mais Vos queria dizer e pedir mas não encontro as palavras certas mas guardo-as no meu coração. Uma vez mais o meu Obrigado.

Graziela Camacho