Madeira

Funchal celebra 500 anos do Padroeiro São Tiago Menor

None

A Diocese do Funchal e a Câmara Municipal preparam-se para celebrar 500 anos de São Tiago Menor que é padroeiro da cidade desde 11 de Junho de 1521.

Para livrar a população da peste, Diocese e Autarquia escolheram, há 500 anos, São Tiago Menor como padroeiro da cidade do Funchal. Desde então, a data é celebrada anualmente como sinal de agradecimento pela protecção. Foi ainda construída uma Igreja em sua honra e, mais tarde, houve o compromisso de uma procissão que durante anos se realizou realiza entre a Sé e a Igreja de Santa Maria Maior.

Ultimamente, esta procissão é feita entre a Capela do Corpo Santo e a Igreja do Socorro, mas este ano, a Diocese do Funchal propôs a celebração de São Tiago na sua forma original, através de uma procissão religiosa, desde a Sé ate a Igreja do Socorro, “como sinal de comunhão com os nossos antepassados”. Desta maneira, "integra-se também uma vertente, não só histórica e cultural, mas a tomada de consciência da actualização deste mesmo voto para os nossos dias", adianta ainda a Diocese do Funchal no seu site.