Madeira

Reabilitação do Centro de Saúde de Câmara de Lobos custará 750 mil euros

O antigo prédio passa a albergar serviços, tais como a junta de freguesia ou a Casa do Povo locais; o concurso público será lançado já na próxima semana

None
"O velhinho Centro de Saúde na baixa da cidade de Câmara de Lobos está neste momento desactivado".

Assim, o anunciou, esta tarde, o presidente da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, no Auto de Cessão do referido espaço, que contou com a presença do vice-presidente do Governo Regional, Pedro Calado.

Trata-se de uma concessão, por parte do Governo Regional à autarquia, pelo período de 30 anos, que visa reactivar o edifício.

O prédio de três pisos, datado de 1956, passará assim a albergar: a Junta de Freguesia (que funciona actualmente na Casa da Cultura de Câmara de Lobos), a Associação Insular de Geografia, o pólo da Universidade Aberta na Região Autónoma da Madeira e a Casa do Povo de Câmara de Lobos, revelou Pedro Coelho.

O município irá, "já na próxima semana", lançar um concurso público para reabilitar aquele espaço, adiantou.

A obra corresponde a um investimento "na ordem dos 750 mil euros", com duração prevista de dois anos.

"O acordo não foi fácil, mas julgo que foi positivo para ambas as partes", sublinhou o presidente da Câmara.

Pedro Coelho referiu ainda que outras hipóteses haviam sido equacionadas para aquele espaço, nomeadamente "mais hotéis, mas entende que "as cidades também precisam de pessoas".

A intervenção, acrescentou, irá "respeitar a fachada" do edifício.

Por seu turno, Pedro Calado destacou que presente cedência, a título gratuito, de um imóvel que é "património da Região" ao município fundamenta-se no destino que o mesmo pretende dar ao imóvel, nomeadamente através do desenvolvimento de actividades "de relevante interesse público" e que colaborem no "desenvolvimento económico-social e cultural da comunidade local".

"É esta a política social que o Governo Regional também defende. Ter proximidade com a população e fazer a afectação correcta deste património".

O vice-presidente do Governo Regional vincou ainda que Câmara de Lobos "hoje tem uma imagem muito positiva e bem diferente daquilo que era há alguns anos".