None
Madeira

11 fotos da tragédia do 20 de Fevereiro, para não esquecer as lições do passado

Há 11 anos, num sábado com alerta amarelo, acabou por chover tanto como num Inverno inteiro e a Madeira sofreu uma enorme tragédia: 47 mortos, 4 desaparecidos, centenas de desalojados e muitos milhões de euros em prejuízos. A reconstrução fez-se, mas as sequelas tardam em cicatrizar. Veja 11 das muitas fotos registadas nesse dia por vários fotógrafos, sobretudo da Agência ASPRESS. Optámos por não publicar algumas que poderiam ferir as pessoas mais sensíveis.

None

A chuva que caía em grande quantidade nessa manhã do fatídico 20 de Fevereiro de 2010 encheu e acabou por transbordar as ribeiras. O fenómeno atraiu muitos curiosos, sem imaginar o que ainda viria a acontecer.

None

A Ribeira de João Gomes transbordou, arrastando tudo à sua frente, incluindo uma bomba de gasolina, arrancando um enorme contentor de combustível que andou à deriva, flutuando aos trambolhões pela 'baixa' do Funchal. A PSP teve mesmo de evacuar durante algum tempo pessoas que se encontram em prédios da Rua Dr. Fernão de Ornelas, como foi o caso dos jornalistas do DIÁRIO.

None

Muita gente viu-se aflita e teve de fugir das zonas alagadas por sua conta e risco.

None

Outros foram ajudados e outros viram, infelizmente, morrer os seus entes queridos, além de perderem os seus bens como casas e carros.

None

Os bombeiros e populares não tiveram mãos a medir. Mas não foi possível salvar toda a gente.

None

Na Serra de Água, freguesia da Ribeira Brava, o caudal varreu tudo à frente: carros e casas.

None

No Funchal, as ribeiras continuavam imparáveis, destruindo tudo pelo caminho.

None

Carros ficaram soterrados em várias zonas do Funchal.

None

Na zona do Dolce Vita (actual La Vie), a Ribeira de São João também transbordou e arrastou pedregulhos e calhau, causando enormes estragos. Lá em baixo, a Marina do Funchal ficou cheia de entulho.

None

As forças de socorro foram incansáveis.

None

Hoje, a Madeira está mais bem preparada para enfrentar intempéries, embora, passados 11 anos, perdurem as 'cicatrizes' dessa tragédia.