Madeira

Bispo do Funchal recorda mensagem de São Tiago Menor na Quaresma

None

O Bispo do Funchal, D. Nuno Brás, convida os fiéis a deixar-se "alimentar espiritualmente pela Carta de S. Tiago" nesta Quaresma, que se inicia na próxima quarta-feira (17 de Fevereiro).

"Na próxima quarta-feira, vamos começar a Quaresma. Será, de novo, uma Quaresma diferente, devido às restrições a que a pandemia nos obriga, mas que vamos procurar viver com todo o fervor".

Na mensagem divulgada junto da comunicação social, o bispo recorda que no próximo dia 11 de Junho completam-se os 500 anos de S. Tiago Menor como padroeiro da Diocese do Funchal.

Como a este apóstolo é atribuída a autoria de um dos escritos do Novo Testamento, a Carta de S. Tiago, propõe à comunidade cristã que medite neste "pequeno mas ao mesmo tempo profundo" escrito, que "convida a mudar de atitudes".

Assim, em cada dia D. Nuno Brás irá propor "uma pequena meditação" através da página web da diocese, do Facebook, ou em papel nas vossas paróquias, bem como diariamente no PEF.

Sobre os tempos de pandemia que vivemos, o Bispo do Funchal exorta ainda os fiéis a não deixar "que o vírus tome conta de nós, da nossa vida, e nos paralise" e, neste contexto, propõe que a renúncia quaresmal deste ano "a ser recolhida no Domingo de Ramos", seja entregue à Diocese de Pemba, em Moçambique, "que vive momentos de grande aflição pelas catástrofes naturais e pelos ataques dos fundamentalistas islâmicos".

"Não esqueçamos de continuar a pedir, por intercessão de S. Tiago, o fim desta pandemia que a todos oprime", acrescenta D. Nuno Brás, deixando votos de "uma santa Quaresma".

Fechar Menu