Coronavírus Madeira

Governo Regional aprova apoio a fundo perdido de 5 milhões para empresas

Linha de apoio destina-se aos sectores do comércio, restauração, marítimo-turísticas, agências de viagens e rent-a-car

None
Foto ASPRESS

O Governo Regional aprovou, esta tarde, uma série de medidas do foro económico com o intuito de auxiliar as empresas. Desde logo, será criada uma linha de apoio a fundo perdido para os sectores do comércio, restauração, marítimo-turísticas, agências de viagens e rent-a-car. Este fundo será um fundo no valor global de 5 milhões de euros, que será concedido de forma desburocratizada, estando operacional no final deste mês.

Além deste apoio, o executivo liderado por Miguel Albuquerque decidiu isentar até 31 de Dezembro de 2021, os operadores económicos das taxas a aplicar aos estabelecimentos industriais no âmbito dos processos de licenciamento. Em causa está a apreciação de pedidos de licenciamento, realização de vistorias de controlo e reexame e averbamento da alteração de denominação social do estabelecimento. 

Ainda no âmbito das isenções, o Governo Regional isenta temporariamente o pagamento das rendas mensais referentes ao mês de Fevereiro de 2021 aos arrendatários e concessionários privados, cujos contratos com a PATRIRAM (Titularidade e Gestão de Património Público Regional e as Sociedades de Desenvolvimento), que tenham sido celebrados até 16 de Março de 2020.

Ainda nesta linha, o Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira vai prorrogar a isenção dos pagamentos das taxas, no que diz respeito à ocupação de espaço na Adega de São de Vicente, assim como, isentar em 50% as taxas devidas decorrentes dos contratos estabelecidos com os utentes dessa Adega, referentes aos meses de Fevereiro a Abril de 2021.

Ficam também isentas de taxas e rendas, referentes a Fevereiro de 2021, aplicando-se as regras da proporcionalidade nas dívidas com vencimento não mensal, decorrentes dos contratos de concessão e títulos de utilização privativa de domínio público marítimo, à excepção dos títulos de utilização temporária dos recursos hídricos, tutelados pelos serviços que integram a Administração Regional Direta da Região Autónoma da Madeira com competências de administração do litoral.

Outras resoluções:

– Aprovar a Estratégia de Resíduos da Região Autónoma da Madeira, abreviadamente designada de “Estratégia Resíduos Madeira”.

– Prorrogar até ao dia 28 de Fevereiro de 2021 o prazo de isenção temporária do pagamento das rendas decorrentes dos contratos de concessão do direito de exploração referentes à Casa do Rabaçal, à Casa de Abrigo da Achada do Teixeira, à Casa da Quinta do Santo da Serra, à Casa do Sardinha, à Casa de Abrigo das Queimadas, às instalações sanitárias do Rabaçal e à Cafetaria do Jardim Botânico. Isenta também temporariamente o pagamento da renda decorrente do contrato de arrendamento da cafetaria localizada nos “Jardins do Garajau” até ao dia 28 de fevereiro de 2021.

– Autorizar a celebração de um contrato-programa com a DTIM - Associação Regional para o Desenvolvimento das Tecnologias de Informação na Madeira, no valor de 25 000 euros, cuja ação se destina à realização de projetos na área da Informática e das Tecnologias da Informação.

Fechar Menu