Madeira

Madeira abrirá concurso externo extraordinário de vinculação de docentes

Compromisso foi assumido pela Secretaria Regional da Educação na sequência de uma reunião como do Sindicato Democrático dos Professores da Madeira

None

A Madeira vai abrir um concurso externo extraordinário de vinculação de docentes, revelou ao DIÁRIO o Sindicato Democrático dos Professores da Madeira (SDPM), na sequência da reunião mantida esta manhã com a tutela.

"Foi assumida pelo senhor secretário a realização, este ano lectivo, de um concurso externo extraordinário de vinculação de docentes, com regras que ainda não estão definidas, além dos concursos [de afectação aos quadros de zona pedagógica e de contratação] que habitualmente se realizam".

O referido concurso ainda não tem data prevista, "uma vez que implica uma alteração legislativa ao diploma dos concurso", mas o SDPM avança que "provavelmente em Abril" já poderá "estar operacional".

Este concurso extraordinário, sublinha o sindicato, poderá possibilitar a vinculação de "mais algumas dezenas de docentes".

Outro tema levado à reunião com o secretário regional de Educação, foi a a escassez de recursos humanos qualificados para a docência em alguns grupos disciplinares.

É o caso de áreas como "a Geografia, a Filosofia ou a Informática" em que a falta de professores leva a que sejam abertas ofertas de emprego para recrutar profissionais não qualificados para colmatar estas necessidades.

A este respeito o SDPM sugere "a realização de profissionalizações em serviço", para permitir a estes professores serem opositores aos concursos.

No encontro foram ainda abordadas as medidas adoptadas face à covid-19 em contexto escolar, com o sindicato a receber a garantia (como de resto já havia anunciado Miguel Albuquerque) de que o funcionamento das escolas não será alterado nas próximas semanas.

Contactada pelo DIÁRIO, a Secretaria Regional da Educação escusou-se a comentar o conteúdo da reunião com o Sindicato.

Fechar Menu