Madeira

Susana Prada destaca “anos de dedicação e trabalho” nas Selvagens

None
Foto Rui A. Silva/ Aspress

A secretária regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas, Susana Prada, disse hoje que o “sucesso da estratégia conservacionista do Governo Regional nas Ilhas Selvagens, ao longo destes anos, envolveu inúmeros projectos de recuperação e de protecção”.

“Anos de dedicação e trabalho, nem sempre fácil, quase nunca fácil estou certa, que enormemente reconheço e agradeço, a todos os funcionários do antigo Parque Natural da Madeira, agora a integrar o Instituto das Florestas e Conservação da Natureza”, afirmou durante a apresentação do programa de comemoração dos 50 anos de reserva das Ilhas Selvagens, que decorreu a bordo do NRP Douro.

A governante referiu o "arrojado projecto de recuperação dos habitats naturais terrestres da Selvagem Grande que, entre 2000 e 2004, promoveu a retirada de todas as espécies invasoras de animais e plantas que ali haviam sido introduzidas, e colocou uma vez mais as Ilhas Selvagens no roteiro mundial da conservação da Natureza".

Susana Prada garantiu que "o Governo Regional tudo fará para que os próximos 50 anos continuem a ser de conservação e de conhecimento nas Ilhas Selvagens".

O programa das comemorações inclui uma série de nove episódios na RTP-M sobre as Selvagens, regata cruzeiro com a colaboração da Associação Regional de Vela da Madeira, travessia a nado entre a Selvagem Pequena e a Selvagem Grande com a nadadora Mayra Santos, travessia de mota de água em autonomia entre o Funchal e as Selvagens com Frederico Resende, duas conferências internacionais, expedição/viagem com o intuito de mostrar aos jovens a importância da conservação da natureza, apresentação do livro ‘A travessia’ da autoria de João Rodrigues e Isabel Rodrigues, entre outros. Iniciativas que, tal como divulgou Paulo Oliveira, do Instituto de Florestas e Conservação da Natureza, irão decorrer sob o mote ‘Divulgar’, ‘Maximizar’, ‘Transferir’ e ‘Envolver’. O programa está ainda em aberto.