Obrigada, Centro Qualifica do Instituto para a Qualificação, IP - RAM

O QUALIFICA, é um centro de novas oportunidades para a formação e qualificação dos cidadãos.

Apesar de ser uma instituição pouco conhecida, talvez pela discrição do seu trabalho, mas os frutos da concretização nos formandos são razões suficientes para a sua divulgação. Vem isto a propósito do meu testemunho pessoal. O QUALIFICA cruza-se no meu caminho e no de algumas pessoas fazendo-nos acreditar que podemos ser capazes de concretizar o sonho de investir na formação, de ir mais além, replicando o sábio conselho de Platão de que “Saber é Poder”. Dizem que os mestres aparecem quando os discípulos estão prontos. Na verdade, são muitos os discípulos que nunca estão prontos, mas os mestres desta instituição estão sempre presentes e de uma forma insuperável, incansável, paciente e humilde. Com um trato humano inexcedível souberam e sabem olhar para as fragilidades com a certeza de que a sede de aprender derrubaria ou derruba qualquer obstáculo. Assim, fazem das fraquezas estímulos para a descoberta de talentos desconhecidos. Escutam silêncios, Respeitam!

Devo dizer que recebi gestos de incentivo e de carinho desde os funcionários administrativos ao orientador, passando pelos formadores e mesmo a Direção. Encontramos nesta Família o farol que precisamos para prosseguir na aprendizagem que os desencontros da vida tinham interrompido. Por isso, o mínimo que posso fazer é expressar publicamente a minha gratidão.

Há que ter sede de saber, sede de aprender para ter o poder de se defender, de criar, de partilhar e de fazer de forma diferente.

Como eu, quantas pessoas terão também interrompido o seu caminho formativo. Os conteúdos lecionados ensinam exatamente o contrário. Vamos sempre a tempo! Também não posso deixar de mencionar o apoio dos formadores e de toda uma equipa em tempo de confinamento por força da Covid, adaptaram-se a uma nova realidade de uma forma inovadora, desdobraram-se nos apoios e fizeram da crise um “show” de talentos mil. Como não aprender? Como não agradecer? Como não aplaudir de pé estes profissionais da resiliência e do amor à educação? A educação é a arma mais forte para combater as cíclicas epidemias ou pandemias.

Assim, por tudo o que vivi, por aquilo que continuarei a replicar na minha vida, digo que é sempre tempo de Aprender. Fácil é desistir, difícil é lutar.

Deixo, portanto, a minha Gratidão a todos os que incentivaram e ajudaram a concretizar o meu sonho. Enquanto existir uma pessoa a acreditar, existirá sempre a fé e esperança num amanhã melhor.

C.S.

Fechar Menu