Coronavírus Madeira

Conheça os contornos da primeira morte por covid-19 na Madeira

None
Foto Aspress

Região deixou de ser a única do país sem mortes associadas ao novo coronavírus, após o falecimento de uma mulher, de 97 anos, esta madrugada, no Hospital Dr. Nélio Mendonça

Primeira morte por covid-19 na Madeira

Trata-se de uma mulher, de 97 anos, que se encontrava hospitalizada

Erica Franco , 01 Novembro 2020 - 10:44

Na passada quinta-feira, dia 29 de Outubro, em conferência de imprensa para anunciar as novas medidas de contenção da pandemia, o presidente do Governo Regional admitiu publicamente a existência de dois casos positivos de covid-19 de transmissão local de origem desconhecida, que se encontravam em investigação.

Um deles, avançava o DIÁRIO, no dia seguinte, dizia respeito a uma idosa, de mais de 90 anos, moradora no Funchal, que estava acamada.

Crescem receios de descontrolo da pandemia na Madeira

Há, na Região, dois casos de origem desconhecida

Marco Livramento , Élvio Passos , 30 Outubro 2020 - 12:40

A doente, que vivia com um filho, foi quatro vezes às urgências do Hospital Dr. Nélio Mendonça, no espaço de uma semana. Na quarta vez foi testada para a covid e o resultado foi positivo. 

De acordo com o Gabinete do Secretário Regional de Saúde e Protecção Civil, uma vez confirmado o diagnóstico da doença, a idosa deu entrada na unidade polivalente dedicada à covid-19, no dia 27 de Outubro (terça-feira), onde permaneceu internada até à madrugada deste domingo, dia 1 de Novembro, quando terá acabado por falecer.

Segundo a mesma fonte, a "doente do género feminino, de 97 anos", tinha "várias comorbilidades associadas".

Idosa acamada infectada pelo filho

A senhora, que por estar acamada não saía de casa, terá sido infectada pelo filho, que posteriormente também testou positivo.

Conforme noticiava o DIÁRIO na passada sexta-feira (dia 30), sabe-se que "o filho não terá sido rigoroso no que afirmou aos técnicos de saúde" e que era "seu hábito deslocar-se e permanecer numa unidade comercial muito frequentada por turistas em passagem".

Caso está na origem de outros cinco

Além do filho, a idosa mantinha contacto com as assistentes domiciliárias e profissionais do centro de saúde da área de residência, que se deslocavam à habitação. A situação está na origem de cinco dos sete casos de transmissão local identificados pelas autoridades de saúde.

De acordo com o Boletim do IASAÚDE de dia 30 de Outubro, a investigação epidemiológica permitiu identificar alguns contactos de risco, que resultou num conjunto de casos positivos que inclui: "2 trabalhadoras do Instituto de Segurança Social da Madeira e 3 elementos do agregado familiar de uma destas profissionais (designadamente, 2 jovens estudantes e 1 outro adulto)".

O DIÁRIO sabe que o aluno da Escola Profissional Dr. Francisco Fernandes que testou positivo é um dos jovens mencionados no boletim.

O "adulto" trata-se do marido de uma das assistentes sociais, que é funcionário das Águas do Funchal (edifício com sede em Santa Maria Maior).

Na sequência desta situação, o Instituto de Segurança Social da Madeira, duas escolas no concelho do Funchal e a Câmara Municipal deste concelho foram obrigados a activar os respectivos planos de contingência.

Este caso originou ainda a testagem massiva de profissionais de saúde, do centro da área da residência e do Hospital, em particular das Urgências, mas, até à data, não há novos positivos associados a este caso.

Fechar Menu