Madeira

Ordem dos Engenheiros premeia mérito dos alunos

Região da Madeira criou prémio pecuniário para os três alunos com notas mais altas de ingresso num curso superior em engenharia

Miguel Branco e Jorge Carvalho a selar a parceria.   
Miguel Branco e Jorge Carvalho a selar a parceria.   , Foto DR

O presidente do Conselho Directivo da Região da Madeira da Ordem dos Engenheiros anunciou esta manhã a criação dos Prémios Região Madeira da Ordem dos Engenheiros, a atribuir aos três alunos da Região com as notas de candidatura mais elevadas e com ingresso no ensino superior público ou privado num curso de engenharia em Portugal. A primeira edição acontece já em Dezembro e para o efeito foi assinado na ocasião um protocolo com a Região, representada através do secretário regional da Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho.

Este ano lectivo, as quatro notas mais elevadas de entrada no ensino superior foram precisamente de cursos de engenharia, sublinhou Miguel Branco, revelando que é desejo da Ordem com esta iniciativa aproximar os jovens e reconhecer o mérito. Serão atribuídos anualmente um prémio no valor de 1.000 euros, um de 750 euros e um de 500 euros, respectivamente aos detentores das notas mais elevadas que se candidatem a um curso de licenciatura ou de mestrado integrado nesta área.

Os prémios são pecuniários e as candidaturas são apresentadas no Gabinete do Ensino Superior, sendo as notas consideradas as apresentadas nos estabelecimentos onde os alunos efectivamente realizaram a matrícula. Em caso de empate, será factor primeiro de desempate a classificação das provas de ingresso. Os prémios são atribuídos no mês de Dezembro, cabendo ao Gabinete a indicação da lista dos alunos a premiar.

Miguel Branco recordou na cerimónia de assinatura documento, que decorreu na sede, que Ordem é quem dá o título de engenheiro aos licenciados. “Há uma necessidade permanente de mostrar que nós existimos, que somos uma entidade reguladora da profissão e acima de tudo há que premiar de facto aquelas pessoas que querem abraçar a nossa profissão”, afirmou.

O protocolo destina-se a facilitar a identificação e selecção dos alunos com as melhores classificações.

Jorge Carvalho agradeceu a iniciativa e o envolvimento da Ordem para que o mérito seja valorizado. “É importante a participação de outras entidades, porque entendemos que o processo de formação das novas gerações é um processo de responsabilidade social mais alargada”, disse o secretário. "Valorizar e reconhecer o mérito é importante", acrescentou.

A partir de sexta-feira e até ao dia 11 de Dezembro os alunos que ingressaram no ensino superior podem-se candidatar ao prémio através do Gabinete.

Fechar Menu