Madeira

Choveu 54,2 litros por metro quadrado em 6 horas no Areeiro

Efeitos da tempestade Theta só ‘encheu as medidas’ entre a Quinta Grande e o Santo da Serra

Foto Shutterstock
Foto Shutterstock

Embora sem a intensidade prevista, a chuva caída entre o final da madrugada e manhã de hoje na zona do Areeiro foi particularmente persistente, ao ponto de ter atingido valor próximo do nível de situação meteorológica de risco extremo (aviso vermelho), com o registo de 54,2 litros por metro quadrado (mm) nas 6 horas de maior precipitação (entre as 05:50 e as 11:50) na estação do Chão do Areeiro, onde o acumulado total nas primeiras 12 horas de hoje foi de 56,2 mm. Este registo extremo no intervalo de 6 horas acabou por ser o único a atingir quantidade de aviso laranja.

De resto, os valores da precipitação verificada este domingo até ao meio-dia em toda a rede de estações meteorológicas do IPMA na Madeira (19) e Porto Santo, revelam sete registos extremos de aviso amarelo – em vigor -, com destaque para o Chão do Areeiro (17,9 mm/1h) e para a Quinta Grande (11,1 mm/1h e 32,5 mm/6h). Estas foram as únicas estações com extremos de aviso meteorológico nos dois critérios (intervalos de 1 hora e de 6 horas) estabelecidos pelo IPMA.

Em apenas uma hora a quantidade de precipitação atingiu também nível de aviso amarelo no Pico Alto (10,8 mm), Monte (10,3 mm) e Santo da Serra (14,0 mm). O mesmo verificou-se no Pico do Areeiro, mas para o intervalo de 6 horas (30,3 mm).

Sobretudo na parte Leste da costa Sul (Santa Cruz/Aeroporto com 0,9 mm/12h) e em Porto Santo (0,7 mm/12h), mas também na costa Norte de Madeira (há excepção de Santana), os efeitos provocados pela aproximação da tempestade Theta, até final da manhã, quase não passou de alguns ‘respingos’.

Fechar Menu