Jéssica Rodrigues garante lugar de acesso aos Jogos Olímpicos de Inverno
Madeirense garantiu o último lugar de apuramento olímpico na prova dos Mass Start, na Taça do Mundo que terminou hoje na Noruega. Segue-se agora a luta final pela obtenção de um tempo mínimo numa das distâncias olímpicas.
Aos 19 anos de idade a madeirense Jéssica Rodrigues continua a conquistar o Mundo, sobre patins e hoje deu mais um grande passo rumo para uma presença inédita nos Jogos Olímpicos de Inverno na modalidade de patinagem de velocidade no gelo.
Naquela que foi a quarta Taça do Mundo da modalidade, que terminou hoje em Hamar, na Noruega a atleta do CDR Prazeres conseguiu fechar o ‘ranking mundial’ no 24.º posto na prova de Mass Start. Ao início da tarde de hoje e no Hamar Olýmpico Hall, Jéssica Rodrigues veio a conquistar um positivo 20.º lugar na Divisão A da prova de Mass Start. Um resultado que a fez amealhar mais 21 pontos no ranking da Taça do Mundo pelo que fecha, as contas de apuramento para os ‘Jogos’ no 24.º lugar e último de acesso olímpico na prova de Mass Start com 68 pontos.
O feito histórico para a jovem patinadora, para a Região e para Portugal, mas com esta a ter ainda uma ‘exigência olímpica’ pela frente para rumar a Itália em Fevereiro de 2026 para a sua estreia absoluta em Jogos.
Segundo o seleccionador e treinador da atleta, o madeirense Alípio Silva, “falta agora á Jéssica garantir um tempo mínimo em uma das distâncias olímpicas", começou por adiantar ao DIÁRIO.
"Até 18 de Janeiro, segundo a Federação Internacional da modalidade (International Skating Union - ISU) a Jéssica terá que alcançar o mínimo olímpico num das distâncias de 500, 1.000, 3.000 ou 5.000 metros", reforçou.