Madeira quer organizar os Campeonatos da Europa de Bridge em 2028
A Madeira está 'de olho' na organização dos Campeonatos da Europa de Bridge, que vão decorrer em 2028. A pretensão surge na sequência de conversações entre a Associação de Bridge da Madeira e o presidente da European Bridge League (EBL), Eric Laurant, durante o Open Internacional de Bridge da Madeira 2025, que decorreu entre 30 de Outubro e 10 de Novembro, no Funchal.
Segundo nota à imprensa, este evento poderá vir a juntar cerca de 1.100 pessoas, entre os quais 900 jogadores. "O Open é um dos principais torneios do calendário europeu e a imagem que projecta internacionalmente torna a Região um palco apetecível e privilegiado para acolher eventos de bridge", sublinha o presidente da Associação de Bridge da Madeira, Miguel Teixeira.
É nesse sentido que o presidente da associação conta reunir com as autoridades regionais para aferir a vontade de apoiar este projecto, "considerando o impacto económico que um evento desta dimensão poderá gerar". "O Open Internacional de Bridge da Madeira já representa uma mais-valia superior a três milhões de euros para a economia regional, e a realização de um campeonato europeu poderá potenciar significativamente este valor, com benefícios para hotelaria, restauração, comércio local e serviços", indica a mesma nota.
Esta apresenta-se ainda como uma oportunidade para reforçar a imagem da Madeira como destino de eventos internacionais de desporto e lazer, "atraindo participantes de vários países europeus e potenciando a ocupação hoteleira, a promoção da gastronomia local e dos serviços associados". Contribui ainda para a diversificação da oferta turística da Madeira, "atraindo um público de média-alta gama, interessado em experiências culturais, lazer e turismo de qualidade, alinhando-se com a estratégia regional de desenvolvimento turístico sustentável"
Caso venha a acontecer, esta será a segunda vez que a Madeira acolhe uma competição do calendário da EBL, após ter organizado, em Junho de 2022, os 55.º Campeonatos da Europa de Bridge, em todas as modalidades: Open, Senhoras, Seniores e Equipas Mistas. "O sucesso destes eventos reforça a capacidade organizativa da Região e o seu prestígio enquanto palco de competições internacionais de referência", termina.