Discriminação no acesso à Educação

No passado dia 13 de agosto este matutino noticiou que o Governo Regional iria gastar cerca de meio milhão de euros em manuais escolares gratuitos para o 1.º ciclo do ensino básico.

Segundo o DN, esse apoio será pago via transferência bancária, ou seja, mesmo os pais dos alunos que têm manuais reutilizáveis de irmãos ou primos, receberão de forma automática esse apoio financeiro, sem qualquer garantia de que a verba será efetivamente utilizada para o fim a que se destina - esta solução não deveria merecer a atenção da Secção Regional do Tribunal de Contas?

Em relação aos encarregados de educação que fazem um esforço para manter os filhos em escolas privadas com contratos simples, apesar de também contribuírem com os seus impostos para o orçamento da Secretaria Regional de Educação e de representarem um menor encargo para o erário público, não terão acesso a esse apoio, tendo de comprar os manuais do seu próprio bolso.

Esperemos que os encarregados de educação das escolas privadas saibam mostrar o seu descontentamento por esta política discriminatória.

Carlos S.