Madeira

'Caldeirão dos Barreiros' recebe hoje o primeiro teste da época

Marítimo regressa a casa com o desejo de brindar os seus adeptos com mais uma vitória

None
Foto Arquivo

Jogo inaugural da 2.ª jornada da Liga SABSEG conta com transmissão televisiva, em sinal aberto, na Sport TV+, às 18h, mas também chega aos ouvintes de rádio com relato na antena da TSF-Madeira (100FM).

O Marítimo regressa hoje ao 'Caldeirão' para disputar um jogo da II Liga. É uma estreia no seu estádio de uma competição em que o objectivo assumido passa por colocar o clube de volta na elite do futebol nacional.

No encontro alusivo à 2.ª jornada do escalão secundário português, a formação madeirense também vai marcar a sua estreia nos confrontos com o AVS Futebol SAD, equipa que transita do sul e do Vilafranquense, para a Vila das Aves, no norte do país.

Sérgio Guelho é o árbitro do Marítimo – AVS

O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) divulgou há instantes as equipas de arbitragem que irão estar na segunda jornada da Liga Betclic (I Liga) e da Liga Sabseg ( II Liga).

Depois da vitória inaugural da Liga Portugal SABSEG, diante o seu eterno rival, o Marítimo não se deixa deslumbrar. O lateral Fábio China sublinhou que foram "só três pontos conquistados" de uma longa caminhada e que agora segue-se um adversário experiente que vai criar bastantes dificuldades.

São um adversário muito difícil, pois trata-se de uma equipa experiente na II Liga, mas vamos fazer tudo fazer para que a vitória fique na Madeira. (...) Será bom poder sentir o apoio dos nossos adeptos, que têm sido maravilhosos no apoio à equipa, e vamos fazer de tudo para conquistar a vitória Fábio China, jogador do Marítimo

Reconhecendo o desejo do 'Leão do Almirante Reis' voltar depressa à I Liga, o treinador Manuel Tulipa alertou que um candidato ao título da II Liga têm que vencer os jogos no seu reduto, diante os seus adeptos.

Percebemos que esta competição carece de equipas que tenham consistência e que os jogos em casa sejam praticamente ganhos, a história recente da época passada foi assim. E nós queremos continuar a evoluir, a crescer, para sermos uma equipa muito mais sólida do que a que fomos no primeiro jogo e para que dentro da nossa casa, da nossas portas, sermos uma equipa muito forte e não deixarmos pontos para outras equipas Tulipa, treinador do Marítimo

Apesar de vir de uma vitória moralizadora no dérbi da Madeira, o timoneiro tem consciência de que o resultado foi melhor do que a exibição.

"Houve muitas coisas que foram positivas, e essas coisas têm que ser potenciadas e também aumentar o nível delas", disse, acrescentando que a formação verde-rubra necessita de melhorar na organização e transição defensiva.

“A equipa terá de ser muito mais segura e, quando falamos em segurança, não nos referimos apenas à linha defensiva ou aos médios mais recuados, mas para o todo, pois, quando não temos a bola, todos temos a obrigação de proteger ao máximo a nossa baliza, e, ainda, com a capacidade de recuperar a bola o mais alto possível”, referiu.

“Um candidato terá de atacar os jogos em casa para ganhar”

O Marítimo estreia-se em casa, nesta sexta-feira,  recebendo o AVS SAD, em jogo da segunda jornada da II Liga, onde volta a jogar 38 anos depois da ultima vez,  com o objectivo assumido de regressar ao lugar onde, desde há muito, habituou os seus adeptos.

Por sua vez, o treinador do AVS, Jorge Costa, que também vem de uma vitória na jornada inaugural e regressa a uma casa que bem conhece, diz estar ciente das dificuldades que o Marítimo pode colocar, assim como o calor e humidade que se faz sentir.

A Madeira é uma região que me ficou no coração. O Marítimo é um excelente clube, portanto é um clube que respeito muito e que todos nós respeitamos. Mas estamos com muita vontade de trazer os três pontos. Jogar em Agosto não é fácil, com humidade, e temos que nos adaptar, mas temos os nossos trunfos e estou convencido que vamos fazer um bom jogo e que se tudo correr dentro da normalidade voltamos ao continente com a vitória Jorge Costa, treinador do AVS

Curiosamente, na época passada, em declarações ao DIÁRIO a propósito do embate do Marítimo frente ao FC Porto, Jorge Costa explicou que "não é nada fácil passar nos Barreiros", explicando que é um campo onde até pode existir uma certa "falta de ar".

A história diz isso e eu pessoalmente posso comprová-lo que foi sempre muito difícil. Em primeiro lugar, devido à qualidade que o Marítimo sempre apresenta nos seus plantéis e nos jogos, o que a torna uma equipa difícil de enfrentar a qualquer outra equipa que vá jogar nos Barreiros. Depois também há o factor do clima, em que quando está mais quente, há ali quase que uma falta de ar que torna difícil a respiração e a concentração. Jorge Costa, treinador do AVS

"No Estádio dos Barreiros há quase uma falta de ar que torna difícil a concentração"

Tome nota da agenda desta quarta-feira, 1 de Fevereiro, Dia Mundial da Leitura em Voz Alta

Além de Jorge Costa, quem também regressa a uma casa que bem conhece é o antigo médio maritimista, Fábio Pacheco, que agora com as cores do AVS mostra ambição para que a equipa alcance a sua segunda vitória consecutiva. 

É um campo muito difícil, e é uma equipa que vem da I Liga e que certamente quer voltar o mais rápido possível. Sabemos das dificuldades que vamos apanhar, mas também já trabalhamos e estamos preparados para fazer um bom jogo e trazer os três pontos Fábio Pacheco, jogador do AVS

Equipa provável do Marítimo:

- Romain Salin; Igor Julião, Matheus Costa, Dylan Collard e Vítor Costa; René Santos, Diogo Mendes e Bruno Xadas; Lucas Silva, Platiny e Francis Cann;

Equipa provável do AVS:

- Pedro Trigueira; Léo Alaba, Clayton Sampaio, Anthony Correia e Fernando Fonseca; Fábio Pacheco, Bernardo Martins, Vasco Lopes, Luís Silva, John Mercado e Nenê;

Três baixas maritimistas:

- O extremo Edgar Costa e o médio Val Soares não são opções para esta partida, uma vez que ainda recuperam de lesões.

- O extremo Euler Silva, reforço apresentado no decorrer desta semana, ainda não reúne as condições físicas necessárias para ir a jogo.

Bilhetes para o AVS SAD a partir dos 2 euros

Sócios do Marítimo com lugar anual têm acesso gratuito

OUTROS EVENTOS REGIONAIS:

- 11h00 - Pedro Fino, acompanhado por Pedro Calado, visita o empreendimento habitacional com 25 fogos, na Rua Quinta dos Cedros - Santo António;

- 11h30 - Rita Andrade formaliza o contrato de arrendamento das futuras instalações do Serviço Local da Segurança Social do Porto Moniz;

- 18h00 - 'Concertos de Verão 2023' de Alexandra Barbosa & Arte Samba, no Solar do Aposento da Ponta Delgada;

- 18h00 - Jogo da II Liga: Marítimo x AVS, no Estádio do Marítimo;

-19h00 - Festas da Paróquia da Imaculado Coração de Maria, com uma eucaristia solenizada, seguindo-se a actuação do conjunto musical Gaudium;

- 20h00 - XXV Festival de Etnografia e Folclore de São Martinho, no Centro Cívico de São Martinho;

- 22h30 - Concerto de Áurea na Mostra Gastronómica de Santana;

- Festa do Senhor, na Boaventura;

INICIATIVAS POLÍTICAS DA REGIONAIS 2023:

- 10h00 - JPP promove acção com o porta-voz Paulo Alves, na Assembleia Legislativa da Madeira;

- 10h00 - PTP com Iniciativa da sua candidatura, junto ao edifício do Governo Regional;

- 10h30 - PS-Madeira promove uma conferência de imprensa, com o porta-voz Sérgio Gonçalves, junto ao Mercado dos Lavradores, no Funchal;

- 11h15 - Somos Madeira realiza uma visita ao Centro de Dia do Lar de Idosos de Santana;

- 11h30 - CDU realiza uma acção de campanha para abordar o aumento do custo de vida e a necessidade de combater as suas causas, na rua Dr. Fernão de Ornelas, no Funchal;

CURIOSIDADES:

- Dia de Santa Helena;

- Este é o ducentésimo trigésimo dia do ano. Faltam 135 dias para o termo de 2023;

EFEMÉRIDES:

1502 - É descoberta a Ilha de Santa Helena, no Atlântico Sul, por Estêvão da Gama, no regresso da Índia.

1515 - Chegada dos primeiros colonos portugueses a Timor-Leste.

1834 - Primeira sessão parlamentar, após a Guerra Civil. As Cortes decidem que D. Pedro conserve a regência até à maioridade de D. Maria II.

1836 - Estabelecimento das primeiras caixas de previdência, ou Montes de Piedade, em Portugal.

1876 - Crise financeira. Os Bancos de Portugal, Ultramarino e Lusitano suspendem os pagamentos, obrigando o Governo a decretar uma moratória de dois meses.

1892 - É inaugurada a praça de touros do Campo Pequeno, em Lisboa.

1896 - "Sexta-feira negra" na banca portuguesa, com suspensão de pagamentos. A crise começa quando o Banco do Porto e o Banco Comercial de Viana se declararam insolventes.

1920 - O Congresso norte-americano atribui o voto às mulheres, com a aprovação da 19ª Emenda à Constituição.

1939 - A URSS, de José Estaline, e a Alemanha, de Adolf Hitler, assinam o pacto comercial. Dias depois, será a vez do pacto de não-agressão.

1945 - O ditador português Oliveira Salazar anuncia a dissolução da Assembleia Nacional e a realização de eleições.

1959 - Nasce a Sonae (Sociedade Nacional de Estratificados). A escritura de constituição da empresa é assinada no Porto. Afonso Pinto de Magalhães é o fundador e principal acionista, mas tem nove sócios.

1960 - É lançado o contracetivo oral Enovid-10 nos Estados Unidos. A pílula significaria uma verdadeira revolução nos hábitos sexuais do mundo ocidental.

1964 - A África do Sul é expulsa dos Jogos Olímpicos de Tóquio, pela política de apartheid

1998 - António Pinto sagra-se campeão da Europa dos 10.000 metros, em Budapeste (27.48,62 minutos).

2000 - É criado, pelo Decreto Regulamentar n.º 9/2000, o Parque Natural do Tejo internacional (PNTI).

2002 - O Sporting conquista a 24.ª edição da Supertaça Cândido Oliveira, ao vencer o Leixões por 5-1, em Setúbal, naquele que foi o primeiro troféu de Cristiano Ronaldo como sénior.

2003 - O ministro da Saúde francês Jean-François Matei, considera "plausível" a morte de cerca de 5.000 pessoas, em França, na vaga de calor que assolou a Europa do Sul, entre 29 de julho e 14 de agosto.

2005 - A Comissão para a Seca 2005 atesta o aumento da área do território continental em "seca extrema" para 75 por cento, e a diminuição do valor da área em "seca severa" para 25 por cento.

2007 - É inaugurado o Observatório Solar no Centro de Ciência Viva de Constância (CCVC) - Parque de Astronomia.

            - O jornal sueco Nerikes Allehanda publica uma caricatura do profeta Maomé, gerando nova vaga de protestos no mundo islâmico.

2008 - A atleta portuguesa Vanessa Fernandes conquista a medalha de prata na prova de triatlo dos Jogos Olímpicos Pequim2008, ao ficar em segundo lugar na prova individual, atrás da australiana Emma Snowsill.

2013 - O jamaicano Usain Bolt assume a liderança do medalheiro individual da história dos mundiais de atletismo, na 14.ª edição, em Moscovo, ao somar o seu oitavo título, na estafeta de 4x100 metros. Bolt, que já havia ganho na Rússia os 100 metros (9,77 segundos) e os 200 (19,66), passou a contar oito medalhas de ouro e duas de prata, superando os norte-americanos Carl Lewis, Allyson Felix e Michael Johnson, todos também com oito cetros.

2014 - Beneficiando da desistência de alguns tenistas, João Sousa garante o estatuto de cabeça de série no US Open, que arranca a 25 de agosto em Nova Iorque, e torna-se o primeiro tenista português a alcançar tal feito num torneio do Grand Slam.

2018 - Morre, aos 80 anos, Kofi Annan, antigo secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), primeiro africano subsaariano a assumir o cargo, e prémio Nobel da Paz de 2001.

2020 - A Comissão Europeia dá 'luz verde' a um auxílio estatal português de 133 milhões de euros à transportadora aérea açoriana SATA e abre uma investigação para avaliar o cumprimento das normas comunitárias noutros apoios públicos à companhia.

          - Os Democratas confirmam a nomeação do ex-vice-presidente Joe Biden como candidato contra Donald Trump nas eleições presidenciais dos Estados Unidos, em 03 de novembro, durante a convenção nacional do partido, realizada de forma inteiramente virtual, por causa da pandemia da covid-19.

2021 - O ciclista português Rodrigo Caixas conquista a medalha de ouro na disciplina de scratch, em Apeldoorn, Países Baixos, nos campeonatos da Europa de sub-23 e juniores.

           - Maria Martins é campeã europeia de omnium em sub-23, ao triunfar na prova dos Campeonatos da Europa de ciclismo em pista sub-23 e juniores, em Apeldoorn, Países Baixos.

2022 - O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky defende junto do secretário-geral da ONU, António Guterres, a desmilitarização da central nuclear de Zaporijia, que está sob controlo russo.

PENSAMENTO DO DIA:

As verdades herdadas pagam tão alto imposto que é bom abandoná-las Pedro Tamen (1934), poeta português