Madeira

"No Estádio dos Barreiros há quase uma falta de ar que torna difícil a concentração"

Tome nota da agenda desta quarta-feira, 1 de Fevereiro, Dia Mundial da Leitura em Voz Alta

None

Este é o trigésimo segundo dia do ano. Faltam 333 dias para o termo de 2023.

O Marítimo recebe, ao final desta tarde, o FC Porto, em mais uma jornada decisiva na luta pela permanência na I Liga. O jogo está marcado para as 19h00, com arbitragem de Fábio Veríssimo e transmissão na Sport TV 2.

Marítimo e FC Porto já se defrontaram para a I Liga portuguesa, no Estádio dos Barreiros, em 42 ocasiões, com 9 vitórias dos verde-rubros, 13 empates e 20 triunfos dos azuis e brancos. No geral, apesar de ter vantagem nos duelos em casa do Marítimo, o FC Porto sente, tradicionalmente, grandes dificuldades na Ilha da Madeira, pois foram mais os jogos que não ganhou (12 derrotas e 15 empates) do que os que venceu (23 triunfos).

Actual forma das duas equipas:


Jogos Vitórias Empates Derrotas Golo Average Pontos
Marítimo 21 3 4 14 13-43 13
Porto 33 25 4 4 84-20 39

Actualmente a treinar o Académico de Viseu, quarto classificado da Liga SABSEG, Jorge Costa será um dos muitos espectadores atentos ao desenrolar da partida desta tarde.

O antigo jogador dos dois clubes, que representou os insulares em 32 jogos, em 1991/92, e o FC Porto em 13 épocas, onde ganhou 21 títulos, não se arrisca a dar palpites quanto ao resultado, mas antevê que seja um duelo intenso entre duas "equipas que têm um lugar especial no seu coração".

A vitória do Benfica em Arouca dá maior importância a este jogo para o Porto, num terreno que tradicionalmente é muito difícil e com um Marítimo que também está a precisar muito de conquistar pontos. Portanto, será um jogo de enorme grau de dificuldade para duas equipas Jorge Costa, antigo jogador do Marítimo e FC Porto.

Apesar do FC Porto chegar de um clima de festa, com a recente conquista da Taça da Liga, Jorge Costa deixa o aviso à formação liderada por Sérgio Conceição de que "não é mesmo nada fácil passar nos Barreiros", explicando que é um campo onde até pode existir uma certa "falta de ar".

Nunca foi fácil o FC Porto passar nos Barreiros. A história diz isso e eu pessoalmente posso comprová-lo que foi sempre muito difícil. Em primeiro lugar, devido à qualidade que o Marítimo sempre apresenta nos seus plantéis e nos jogos, o que a torna uma equipa difícil de enfrentar seja para o FC Porto ou para qualquer outra equipa que vá jogar nos Barreiros. Depois também há o factor do clima, em que quando está mais quente, há ali quase que uma falta de ar que torna difícil a respiração e a concentração. Jorge Costa, antigo jogador do Marítimo e FC Porto

Quanto à sua passagem pela Madeira, ilha que "deixa muitas saudades", o antigo internacional português revela que guarda as melhores memórias da experiência vivida.

Na temporada de 1991/1992, onde chegou cedido por uma temporada pelo FC Porto, Jorge Costa, então com apenas 20 anos, foi treinado pelo brasileiro Paulo Autuori, e longe de casa e da família, cresceu como homem e como jogador, sendo um dos pilares da turma insular, o que lhe ajudou a regressar na época seguinte às Antas. Nesta temporada, os verde-rubros terminaram a época no sétimo lugar, com os mesmos pontos que o Farense, sexto classificado, onde o campeonato foi ganho, curiosamente, pelos portistas.

Guardo muitas e boas recordações da minha passagem. Foi uma fase muito sui generis para mim, tinha acabado de ser campeão do Mundo em 1991 e fui emprestado ao Marítimo. Mas, acabou por ser uma época muito feliz e tranquila, onde tudo correu bem. E não é por estar a falar ao DIÁRIO, mas a Madeira e o Marítimo são mesmo muito especiais para mim Jorge Costa, antigo jogador do Marítimo e FC Porto

Com grandes lembranças e uma grande estima pelo clube e pelas pessoas com que se cruzou na sua experiência, Jorge Costa revela que será sempre um dos muitos adeptos que torcem pelas cores verde-rubras. 

Confesso que tenho uma paixão enorme pelo clube e por isso adoraria que além da manutenção o Marítimo conseguisse algo mais, até pelo presidente Rui Fontes, que foi meu presidente na altura e por quem eu nutro uma simpatia e uma admiração enorme Jorge Costa, antigo jogador do Marítimo e FC Porto

Marítimo FC Porto
Castigados Edgar Costa (série de amarelos) nada a registar
Lesionados Gemy Catamo, Rafael Brito (em dúvida) e Edgar Costa (em dúvida) Francisco Meixedo, Marko Grujic e Evanilson (em dúvida)
Em risco de exclusão Vítor Costa, com 4 amarelos nada a registar

Onze provável Marítimo: Makaridze; Cláudio Winck, Moisés Mosquera, Matheus Costa e Vítor Costa; René Santos, Val Soares e Bruno Xadas; André Vidigal, Percy Lisa e Leo Pereira;

Onze provável FC Porto: Diogo Costa; João Mário, Pepe, Iván Marcano e Wendell; Matheus Uribe, Otávio e Stephen Eustáquio; Pepê, Mehdi Taremi e Galeno;

Ao início da tarde de ontem, o treinador do Marítimo, José Gomes lançou o jogo desta tarde frente ao FC Porto e assumiu que a sua equipa está preparada para disputar um encontro que, mesmo não sendo encarado como uma final, é de extrema importância para os verde-rubros.

Os dragões não têm margem para escorregar nos Barreiros sob pena de perder de vista Benfica e Sporting de Braga, mas José Gomes prefere desvalorizar essa luta pelos lugares cimeiros da tabela classificativa e até lembra que a pressão está é do lado do Marítimo.

José Gomes diz que Marítimo vai lutar para vencer FC Porto

O treinador do Marítimo disse hoje que os madeirenses têm de estar preparados para disputar "uma final" frente ao FC Porto, em jogo da 18.ª ronda da I Liga portuguesa de futebol.

Questionado sobre se a vitória caseira diante do Sporting servirá para moralizar os jogadores para o encontro frente aos 'azuis e brancos', José Gomes garantiu que "o jogo vai ser completamente diferente".

Quanto ao mercado de transferências, que encerra precisamente hoje, José Gomes vincou que se for para gastar dinheiro em problemas… prefere manter o plantel tal como está.

O treinador dos azuis e brancos, Sérgio Conceição, também lançou ao início desta tarde o desafio diante do Marítimo e espera um embate difícil.

Sérgio Conceição quer Porto "no máximo" para vencer o Marítimo

O FC Porto precisa de "estar no máximo" para vencer na visita do Marítimo, na quarta-feira, da 18.ª jornada da I Liga de futebol, advertiu hoje o treinador Sérgio Conceição, deixando para trás o êxito na Taça da Liga.

OUTROS EVENTOS REGIONAIS:

- 9h00 - Reunião plenária da Assembleia Legislativa da Madeira;

- 11h00 - Entrega de nova viatura da Protecção Civil à Câmara Municipal da Ponta do Sol, com a presença de Célia Pessegueiro, na Avenida 1.º de Maio, na Vila da Ponta do Sol;

- 11h00 - Susana Prada visita a nova Estação Móvel de Medição da Qualidade do Ar, nas Instalações da ARM na Ribeira do Porto Novo, em Santa Cruz.

- 11h15 - Pedro Calado  inaugura as obras de requalificação do pátio da Escola Secundária Francisco Franco;

- 12h00 - Miguel Albuquerque visita a empresa Santoqueijo – Produtos Alimentares Lda, no Santo da Serra;

- 13h00 - Reunião da 5ª Comissão Especializada Permanente de Saúde e Assuntos Sociais, na Assembleia Legislativa da Madeira;

- 15h00 - José Manuel Rodrigues, preside, à abertura da 6.ª edição do aCORDE, com a a presença de Jorge Carvalho, Assembleia Legislativa da Madeira;

Evento 'aCORDE 2022' decorre de amanhã até sábado

A Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através da Direção Regional de Educação - Direção de Serviços de Educação Artística, no âmbito da comemoração do Dia Regional dos Cordofones Tradicionais Madeirenses, promove o 'aCORDE 2022', evento cultural a decorrer na Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira (ALRAM), entre os dias 1 e 5 de Fevereiro.

- 15h00 - Pedro Fino visita as obras de adaptação do antigo edifício da Escola Básica do 1º ciclo com Pré-escolar do Seixal para Centro de Saúde;

- 16h00 - Iniciativa Política do PCP sobre as dificuldades de quem vive mais afastado dos centros urbanos da Região, nas chamadas Zonas Altas, no Sítio do Garachico junto à Igreja, em Câmara de Lobos;

- 17h00 - Inauguração da Exposição 'Prata da Casa', na Galeria de Arte Escola Francisco Franco;

Galeria de Arte Francisco Franco mostra 'Prata da Casa'

A Galeria de Arte Francisco Franco inaugura no próximo dia 1 de Fevereiro, pelas 17 horas, a exposição 'Prata da Casa', mostra colectiva que pretende assinalar a reabertura da galeria após as obras de requalificação do espaço.

- 21h00 - Concerto Originais dos Live Brisk, no Teatro Municipal Baltazar Dias;

EFEMÉRIDES:

1727 - A Inglaterra e a Espanha entram em guerra, após o cerco de Gibraltar, pelos espanhóis.

1808 - As forças de Napoleão, comandadas por Junot, retiram a coroa portuguesa à Casa de Bragança. O país passa para administração francesa. O Conselho de Regência é dissolvido.

1850 - A proposta de Lei da Liberdade de Imprensa, conhecida por "Lei da Rolha", é apresentada na Câmara dos Pares do Reino. Almeida Garrett, Alexandre Herculano e Lopes de Mendonça contestam o diploma.

1890 - É tocada, pela primeira vez, num sarau em Lisboa, "A Portuguesa", de Alfredo Keil e Lopes de Mendonça.

1900 - O cientista norte-americano de origem austríaca Karl Landsteiner identifica os grupos sanguíneos, facto que lhe atribuirá o Nobel da Medicina, em 1930.

1908 - Regicídio. D. Carlos e o príncipe herdeiro, Luís Filipe, são mortos a tiro no Terreiro do Paço, em Lisboa. D. Manuel II sobe ao trono.

1933 - O ministro da Obras Públicas de Portugal, Duarte Pacheco, encomenda o estudo para a construção de uma ponte sobre o Tejo, em Lisboa, entre o Beato e o Montijo.

1959 - A Suíça rejeita, em referendo, o direito de voto das mulheres.

1966 - Morre Buster Keaton, nome artístico de Joseph Frank Keaton Jr, ator e diretor americano de comédias mudas, considerado o grande rival de Charlie Chaplin. Tinha 70 anos.

1975 - O Partido Socialista (PS) é inscrito no Supremo Tribunal de Justiça.

1978 - O Conselho de Segurança das Nações Unidas condena a política de apartheid da África do Sul.

1989 - É aberto o testamento do pintor surrealista Salvador Dalí. A fortuna é deixada ao Estado espanhol.

1991 - O Presidente da África do Sul, Frederik de Klerk, proclama o fim das leis raciais no país.

1993 - Início do julgamento de Xanana Gusmão, líder da resistência timorense, na Indonésia.

2002 - Morre, aos 88 anos, Raul Rego, jornalista, cofundador do PS, resistente antifascista, ministro da Comunicação Social no I Governo Provisório, ex-diretor do República.

2003 - Entra em vigor o Tratado de Nice da União Europeia.

2006 - Apresentação do primeiro Plano de Ação para a Integração das Pessoas com Deficiência.

2008 - Entra em vigor a Convenção relativa à Luta Contra o Tráfico de Seres Humanos, ratificada apenas por 15 dos 47 países que compõem o Conselho da Europa.

2009 - A Cimeira da União Africana, em Adis Abeba, decide a criação dos "Estados Unidos de África" com um governo comum, similar ao modelo da União Europeia.

2015 - 13.000 pessoas saem para a rua, no âmbito de uma campanha de desobediência civil em prol do sufrágio universal em Hong Kong.

2016 - O Governo do Reino Unido dá pela primeira vez "luz verde" aos cientistas para procederem a manipulações genéticas em embriões humanos, como parte de uma investigação para determinar a razão pela qual ocorrem abortos.

           - A Organização Mundial de Saúde declara a epidemia do vírus zika como uma emergência para a saúde pública mundial.

2019 - O Qatar sagra-se pela primeira vez campeão asiático de futebol, ao vencer o Japão, por 3-1.

PENSAMENTO DO DIA:

Só pela moral o Mundo será libertado e salvo Antero de Quental (1842 - 1991), escritor português