Depressão Óscar Madeira

CMF garante acompanhamento das famílias desalojadas

None

Na Reunião de Câmara, que hoje decorreu, o vereador Bruno Pereira, efectuou um novo balanço à depressão Óscar, que afectou, severamente, a Região, em geral, e o Funchal, em particular, nos últimos dois dias.

Na ocasião, Bruno Pereira informou que foram realojadas no Funchal 13 famílias, num total de 31 pessoas, sendo que destas 13 famílias, as seis, todas do sítio da Casa Branca, Santo António, estão no RG3 e sete ficaram em diversas unidades de alojamento pela cidade.

"Não basta realojar as famílias. Naturalmente, é necessário fazer todo o acompanhamento social das mesmas. A CMF, através da sua vereadora com o pelouro social, Helena Leal e o serviços da Sociohabitafunchal,  está a acompanhá-las", afirmou, acrescentando que, ainda esta tarde, a vereadora e os serviços da SHF estarão no RG3 "para o que for necessário".

O vereador garantiu que a autarquia está em articulação com o Governo Regional, nomeadamente a Segurança Social e o IHM, para que "seja possível uma solução de alojamento mais definitivo, para estas famílias, nos próximos tempos". Porém, fez notar, "não são situações que sejam resolvidas em poucos dias, pela sua complexidade".

Mesmo que possam existir casas, essas casas têm de ser preparadas, arranjadas, pintadas, têm de ser feitos todos os procedimentos para que as famílias possam  ser realojadas e tudo isso demora algum tempo, havendo ainda a hipótese destas entidades fazerem subarrendamentos. Até lá, a nossa preocupação é saber que as pessoas estão sem segurança e com conforto, com as condições de acompanhamento social adequadas Bruno Pereira, vereador da CMF

Quanto ao restante balanço sobre as ocorrências provocadas pela Depressão Óscar, Bruno Pereira relembrou o caso dos complexos balneares, bem como a promenade da Praia Formosa até Câmara de Lobos o túnel da Doca do Cavacas, que continuam encerrados,  devido ao aviso de agitação marítima da Autoridade Marítima. Além disso, será ainda "feitos alguns trabalhos de manutenção", referiu, acrescentando também que o Parque Ecológico vai continuar encerrado.

Bruno Pereira adiantou ainda que a Câmara Municipal do Funchal permanece ainda com equipas dos diversos serviços no terreno a efectuar limpezas e manutenção e a acudir a eventuais situações que possam surgir.

Não obstante, o vereador aproveitou a reunião de Câmara para elogiar o comportamento dos funchalenses, "que acataram as recomendações de segurança".

Os funchalenses mostraram que levam as questões de segurança de forma séria. O Funchal foi ordeiro e as pessoas, de uma forma geral, acataram as decisões Bruno Pereira, vereador da CMF

Por fim, Bruno Pereira deixou também elogios ao trabalho de todos os funcionários municipais, em particular no terreno, bem como a articulação com o Governo Regional,  durante a depressão Óscar.