Fact Check Madeira

Esta é a primeira vez que o IPMA emite para a RAM aviso vermelho com tanta antecedência?

Além de 'saltar' do amarelo para vermelho, o aviso de risco extremo foi emitido 37 horas antes de entrar em vigor, às 15:00 de amanhã, e é válido durante 24 horas

None

O previsível agravamento do estado do tempo no Arquipélago da Madeira motivado pela aproximação da depressão Oscar levou o IPMA a elevar directamente para nível de risco extremo (vermelho) o aviso meteorológico, inicialmente amarelo – emitido no sábado - para a precipitação na costa sul e regiões montanhosas da ilha da Madeira.

Não sendo inédito a emissão de aviso vermelho, neste caso o ‘alerta’ do IPMA surge com antecedência significativa, o mesmo em relação ao espaço temporal em que permanecerá em vigor.

Com efeito, a primeira emissão de aviso vermelho ocorreu esta madrugada, perto das 02:00, ou seja, 37 horas antes de entrar em vigor – aviso é válido a partir das 15:00 desta segunda-feira. Nunca tal se verificou no que diz respeito a aviso vermelho. Outra particularidade também inédita é a duração deste ‘alerta’ devido à (muito) elevada probabilidade de ocorrer chuva forte e persistente. Para já o aviso vermelho está definido vigorar o equivalente a um dia inteiro. Nem mais, nem menos. Serão 24 horas, entre as 15:00 de amanhã e as 15:00 de terça-feira, que a costa Sul e regiões montanhosas da Madeira vão estar ‘no vermelho’. Nunca um aviso para situação meteorológica de risco extremo perdurou tanto tempo.

Segundo a última actualização do IPMA – comunicado emitido às 15:05 – a razão deste cenário que deve merecer a devida atenção das autoridades e dos cidadãos, resulta das características desta tempestade à qual foi atribuída o nome Oscar, que transporta uma massa de ar tropical com um conteúdo em vapor de água excepcionalmente elevado, resultando assim no agravamento do estado do tempo, que no caso do Arquipélago da Madeira, deverá fazer-se sentir a partir da tarde de dia 5 e até meio da tarde de dia 6 com precipitação forte e persistente, com o IPMA a admitir acumulados que poderão ser superiores a 100 litros por metro quadrado, por vezes acompanhada de trovoada e vento forte do quadrante sul (com rajadas até 75 km/h, sendo até 95 km/h nas terras altas), com maior impacto nas vertentes sul e nas terras altas da ilha da Madeira, susceptível de originar deslizamentos de terras, cheias repentinas e enxurradas.

Nunca antes o IPMA emitiu para a RAM aviso vermelho com pelo menos 37 horas de antecedência e válido para um período de 24 horas?