Depressão Óscar Madeira

Tempestade Óscar deixou 54 pessoas desalojadas na Madeira

None

Um total de 54 pessoas ficaram desalojadas na sequência da depressão Óscar, no Funchal, em Câmara de Lobos e em Santa Cruz, sendo que 18 estão realojadas no RG3. Os números foram divulgados esta tarde por Pedro Ramos, nas instalações do Serviço Regional de Protecção Civil, que informou também que entre as 15 horas de segunda-feira e as 12 horas desta quarta-feira foram registadas mais de 200 ocorrências na Região.

O secretário com a tutela da Protecção Civil referiu que todos os concelhos foram atingidos, mas sublinhou que, apesar de a Protecção Civil ter sido posta à prova nesta tempestade, respondeu da melhor forma possível.

Falou também das obras que foram feitas pelo Governo Regional após a intempérie do 20 de Fevereiro, “onde toda a nova canalização, todo o novo escoamento e todas as intervenções” fizeram com que os ribeiros e as ribeiras não transbordassem, quando “os níveis de pluviosidade foram quase o dobro do que no 20 de Fevereiro”.

O secretário agradeceu aos madeirenses por terem sido “verdadeiros agentes de protecção civil” e a todos os que estiveram envolvidos nas operações, nomeadamente os cerca de 500 bombeiros das diferentes corporações da Região, aos serviços municipais e ao Comando Regional de Operações de Socorro.

Pedro Ramos lembrou ainda que devido à precipitação, que foi extrema, continua a existir risco de derrocada, sendo que as autarquias e o Governo irão monitorizar as próximas 48 horas.