Depressão Óscar Madeira

Aviso vermelho motiva alerta máximo

Saiba quais são as previsões meteorológicas para hoje na Madeira

None

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para esta segunda-feira, 5 de Junho, na Madeira, céu muito nublado ou encoberto. Períodos de chuva, que se tornará persistente e por vezes forte a partir da tarde, em especial nas vertentes sul da ilha da Madeira e nas terras altas, com a possibilidade de ocorrência de trovoadas a partir da tarde.

A costa sul e as regiões montanhosas da Madeira estão sob aviso vermelho para chuva forte e persistente devido à passagem de uma depressão denominada OSCAR, alertou ontem o serviço nacional meteorológico.

Chuva forte e persistente coloca Madeira sob aviso vermelho durante 24 horas

Situação de risco extremo é susceptível de originar deslizamentos de terras, cheias repentinas e enxurradas, alerta o IPMA

O vento deverá soprar fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante sul, tornando-se a partir do final da manhã, moderado a forte (30 a 45 km/h) e com rajadas até 60/70 km/h, em especial no extremo leste e oeste da ilha da Madeira, e forte (40 a 55 km/h) nas terras altas, com rajadas até 85 km/h.

Depressão Oscar provoca agravamento do estado do tempo no arquipélago da Madeira

Foi atribuído o nome OSCAR a uma depressão que vai provocar agravamento do estado do tempo no arquipélago da Madeira, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

As temperaturas vão variar entre os 20 e os 23ºC no Funchal e os 19 e os 24º no Porto Santo.

Quanto ao estado do mar, o IPMA aponta para ondas de noroeste com 1 metro na costa norte da ilha. Já para a costa sul, ondas inferiores a 1 metro, tornando-se gradualmente a partir da tarde, ondas do quadrante sul com 1 a 1,5 metros.  

A temperatura da água do mar deverá manter-se entre os 21/22ºC.

O Serviço Regional de Protecção Civil emitiu recomendações à população durante a vigência do aviso vermelho.