Madeira

'Amigos da Amazônia' reúnem-se no Funchal

None

Tome nota da agenda para esta quarta-feira, 7 de Junho de 2023.

A cidade do Funchal será palco entre hoje e amanhã do primeiro Fórum internacional Amigo da Amázonia. A cerimónia de abertura terá lugar pelas 9 horas na Quinta de São João.

O Fórum Internacional Amigos da Amazônia 2023 é uma iniciativa do Instituto Amigos da Amazônia (iAMA), organização sem fins lucrativos sediada em Portugal desde 2019, e tem como objectivo criar oportunidades para o debate e o intercâmbio cultural entre a Amazônia e Portugal.

 O Fórum representa a oportunidade de debater a realidade amazônica. explorar maneiras de engajamento e gerar compromissos iniciais de diferentes segmentos da sociedade portuguesa e europeia para a conservação da Floresta Amazônica e a proteção dos seus povos.

O FiAA 2023 incluirá na sua programação de diálogos e atividades culturais representantes de governo, academia, sociedade e empresariado, bem como iniciativas e personalidades do Brasil e de Portugal vinculadas as questões ambientais e humanitárias.  

Consulte a programação do evento no link: https://www.fiaa.pt/programacao.

O dia de hoje conta com outras iniciativas na Região.

 Pelas 14h30  tem lugar o oitavo Encontro de Idosos, organizado pela Garouta do Calhau. A edição deste ano, tem o seu início pelas 14h30 e tem lugar no auditório da Universidade da Madeira – Colégio dos Jesuítas – é subordinada ao tema “Os novos velhos”.

Também na Universidade da Madeira, mas no campus da Penha, pelas 15 horas, tem lugar um seminário "Nanomedicine in oncology drug discovery: Main drug development aspects", que terá como orador Serge Mignani, do Centre d'Etudes et de Recherche sur le Médicament de Normandie (França) e Investigador Sénior do CQM.

Neste seminário, Serge Mignani irá analisar os desafios actuais da aplicação da nanomedicina no tratamento do cancro, incluindo os associados com a sua translação para a clínica. O impacto das novas nanoformulações na abordagem clínica desta doença, que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, será igualmente apresentada e discutida, considerando os resultados já obtidos e as oportunidades criadas por esta área do conhecimento aplicada à medicina.

A edição deste ano ESCOLartes tem hoje a sua apresentação oficial, a ter lugar no auditório do Centro de Congressos da Madeira, pelas 15 horas.

Nas artes o dia de hoje reserva a inauguração da exposição “Partes de artes Visuais, uma cerimónia que acontece pelas 16 horas na galeria de arte Francisco Franco.

Pelas 19 horas a Biblioteca Municipal de Câmara de Lobos serve de palco para o primeiro ‘sunset’ literário com conta com leituras da autora e contadora de histórias Leda Pestana.

No desporto, o Pavilhão Rafael Gomes serve de palco para a primeira mão da meia-final do play-off do Campeonato Nacional da I Divisão em ténis de mesa masculino. CD 1.º de Maio e CD São Roque irão travar um ‘duelo’ à melhor de três encontros, para carimbar o passaporte para a grande final do campeonato.

Principais acontecimentos registados a 7 de Junho, e onde se celebram o Dia Mundial da Segurança Alimentar e Dia Internacional da Corrida:

1494 - Portugal e Espanha assinam o Tratado de Tordesilhas.

1654 - Coroação de Luís XIV, de França.

1755 - É criada a Companhia Geral do Grão-Pará e Maranhão. O Alvará Régio será emitido a 30 de outubro de 1756.

1776 - O Congresso Continental aprova a proposta de elaboração da declaração de independência dos EUA.

1801 - Assinatura do Tratado de Badajoz, com data 06 de junho. Portugal perde a cidade e o termo de Olivença.

1848 - Nasce em Paris, França, o pintor pós-impressionista Eugène-Henri-Paul Gauguin.

1862 - Os EUA e o Reino Unido assinam o tratado para a erradicação do comércio de escravos.

1892 - Prisão do cidadão negro de Nova Orleães Homer Plessy, por se sentar num autocarro. O caso é levado ao Supremo Tribunal dos EUA que impõe a decisão "separados mas iguais", conduzindo à existência de lugares sentados para brancos e negros nos transportes públicos. 

1921 - Abre o primeiro Parlamento da Irlanda do Norte.

1939 - Primeira visita oficial de um soberano britânico aos EUA, com a chegada de Jorge VI a Niágara.

1942 - II Guerra Mundial. Termina a Batalha de Midway, com a vitória dos EUA sobre a armada japonesa.

1948 - Moscovo completa a tomada de poder na Checoslováquia, com a demissão do presidente Eduard Benes.

1967 - Guerra dos Seis Dias. As forças israelitas entram no Egito e atingem o Canal do Suez.

- Morre, com 73 anos, a escritora norte-americana Dorothy Parker.

1968 - Em Espanha, a ETA comete o seu primeiro assassinato.

1972 - Estreia do musical "Grease", em Nova Iorque.

1975 - Os EUA retiram o último avião de combate estacionado em Taiwan.

1979 - Demite-se o primeiro-ministro português Carlos Mota Pinto, conduzindo à nomeação de um Governo de gestão, de iniciativa presidencial, liderado por Maria de Lurdes Pintassilgo.

- Primeiro dia das primeiras eleições por sufrágio universal para o Parlamento Europeu.

1985 - Termina cimeira da NATO, sem concessão de apoio à proposta de defesa estratégica dos EUA Guerra da Estrelas.

É criada a Ordem de Camões, pela Lei n.º 10/85, para distinguir personalidades e instituições que se destaquem na salvaguarda e projeção da língua portuguesa, eixo agregador da comunidade dos falantes de português no mundo e verdadeiro património imaterial dos respetivos Estados e comunidades.

1992 - Primeira e única atuação do cantor norte-americano Frank Sinatra em Portugal, no estádio das Antas, no Porto.

1995 - A escritora portuguesa Maria Velho da Costa recebe o Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco, pelo livro "Dores".

1996 - Termina a segunda fase de reprivatização da Portugal Telecom, subindo a 49% o capital da empresa admitido à cotação nas bolsas de Lisboa, Londres e Nova Iorque.

1998 - Revolta militar na Guiné-Bissau contra o Presidente Nino Vieira.

1999 - As autoridades guineenses autorizam a saída do país do antigo Presidente Nino Vieira.

2000 - O juiz norte-americano Thomas P. Jackson sentencia a divisão da Microsoft Corporation, por violação das leis antitrust.

2001 - Tony Blair, do Partido Trabalhista, vence pela segunda vez as eleições no Reino Unido.

2003 - O Presidente russo, Putin, assina a lei federal sobre a ratificação do Tratado de Redução de Potenciais Estratégicos, que já tinha recebido em 28 de Maio o beneplácito do senado e em 14 de Maio da Duma (câmara baixa do parlamento russo).

- Primeira eleição de um bispo homossexual assumido pela igreja episcopal de New Hampshire, EUA.

2006 - O relatório do Conselho da Europa sobre os voos da CIA identifica Portugal como um dos 14 países usados para escala no transporte de prisioneiros.

2007 - A escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie, expoente da nova geração da literatura africana, ganha o prémio internacional Orange para escritoras em língua inglesa, pela novela "Half of a Yellow Sun", centrada na Guerra Civil da Nigéria, também conhecida como Guerra do Biafra (6 de Julho de 1967 a 13 de Janeiro de 1970).

2008 - A senadora norte-americana Hillary Clinton suspende oficialmente a campanha eleitoral nas primárias democratas e formaliza o total apoio ao senador Barack Obama.

- Morre, aos 91 anos, o cineasta Dino Risi, "pai da comédia italiana". Tornou-se nos anos 50 num dos grandes realizadores de comédias à italiana, com alguns grandes sucessos como Fanfaron, os Monstros ou ainda Perfume de Mulher.

2009 - Eleições europeias. O PSD vence as eleições para o Parlamento Europeu com 31,7 por cento dos votos, com uma ligeira vantagem sobre o PS, que obtém 26,6 por cento. O Bloco de Esquerda duplica a votação conseguida em 2004 - de 4,9 por cento para perto de 11 por cento. Os comunistas também sobem, passando de 9,1 por cento para 10,7 por cento. O CDS elege dois eurodeputados com 8,4 por cento dos votos.

- As duas jornalistas norte-americanas detidas na Coreia do Norte por terem entrado "ilegalmente" no país são condenadas a 12 anos de trabalhos forçados.

2010 - Realiza-se o primeiro casamento entre pessoas do mesmo sexo em Portugal, às 09:42, na 7.ª Conservatória do Registo Civil de Lisboa. Helena Paixão, de 40 anos, e Teresa Pires, de 33, tornaram-se cônjuges durante uma cerimónia com ampla cobertura mediática.

- Carlos Costa toma posse como governador do Banco de Portugal.

2011 - Morre, aos 87 anos, o escritor e político espanhol Jorge Semprún.

- Morre, aos 63 anos, o produtor musical inglês Martin Rushent, que trabalhou com bandas como os Stranglers, Human League e Fleetwood Mac.

2012 - Em Moçambique, o conselho de ministros ratifica o Acordo Ortográfico.

- Morre, aos 66 anos, o músico norte-americano Bob Welch, ex-vocalista e guitarrista da banda de rock britânica Fleetwood Mac.

2013 - A Coreia do Norte anuncia a reabertura da linha telefónica de emergência com a Coreia do Sul, cortada por Pyongyang em março devido às tensões bilaterais.

- Morre, aos 84 anos, Pierre Mauroy, antigo primeiro-ministro francês e primeiro chefe de Governo socialista (1981-1984) da V República, sob a presidência de François Mitterrand.

2014 - Morre, aos 97 anos, José Barata, sargento-ajudante último sobrevivente da Revolta dos Marinheiros de 1936.

2015 - O "não" ao direito de voto dos imigrantes nas legislativas vence o referendo no Luxemburgo, com 78% dos votos, frustrando as aspirações de muitos portugueses, que representam 16% da população.

- O partido do Presidente islamita-conservador turco, Recep Tayyip Erdogan, perde a maioria absoluta que detinha no parlamento há 13 anos.

- Morre, com 93 anos, Christopher Lee, ator britânico que participou em filmes como James Bond, Guerra das Estrelas, o Senhor dos Anéis e Drácula.

2016 - Nasce o bebé com mãe em morte cerebral há 15 semanas, no Hospital de São José, um facto inédito na medicina portuguesa.

- Morre, aos 64 anos, José de Barros Carvalho e Mello Mourão, conhecido por Tunga, pintor, escultor e o primeiro artista brasileiro a expor no Museu do Louvre.

2018 - Morre, aos 83 anos, Luís Vassalo Rosa, arquiteto e um dos responsáveis pelo planeamento e gestão urbanística da Parque Expo.

2019 - O parlamento aprova as três leis do pacote da transparência, incluindo a legislação sobre lóbi, impedimentos e incompatibilidades e estatuto dos deputados.

- O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulga a alteração do regime de subsídios atribuídos aos deputados, que estabelece como morada relevante para efeitos remuneratórios a que consta no cartão do cidadão.

- A SAD do FC Porto é condenada a pagar cerca de dois milhões de euros pela divulgação dos emails do Benfica.

2020 - Pinto da Costa é eleito para o seu 15.º mandato consecutivo como presidente do FC Porto, com 68,65% dos votos.

2022 - O Banco Mundial aprova um financiamento adicional de 1,4 mil milhões de euros para ajudar a Ucrânia a continuar a pagar os salários dos funcionários públicos.

Pensamento do dia

"Olho por olho e o mundo acabará cego". Mahatma Gandhi (1869-1948), líder indiano