Madeira

"Não há convulsão, não há guerra, não há bronca”, garante Pedro Ramos

Reacção do secretário da Saúde e Protecção Civil à manchete de hoje do DIÁRIO

None
Foto Arquivo/Miguel Espada/ASPRESS

“Não há convulsão, não há guerra, não há bronca”. É desta forma que o secretário regional da Saúde e Protecção Civil reage à manchete de hoje do DIÁRIO que dá conta do clima de desagrado entre os comandantes das corporações de bombeiros e o Serviço Regional de Protecção Civil. 

Os comandantes estarão a demonstrar o seu descontentamento perante as condições oferecidas para que desempenhem funções durante o período nocturno, no âmbito do Plano Operacional de Combate a Incêndios Rurais (POCIR). Além disso, consideram haver desrespeito pela hierarquia quando, durante o período diurno, a ligação às corporações é feira pelo quadro de técnicos do SRPC. Por outro lado, é-lhes pedida uma disponibilidade 24/24 horas, entre outras coisas.

No entanto, Pedro Ramos, que ontem não quis prestar qualquer declaração ao DIÁRIO, hoje já fez questão de esclarecer que a reunião que decorreu na ontem não teve carácter de urgência, tratando-se sim de "o início de uma série de reuniões, porque estamos a atravessar o período do POCIR". "Ontem demos início a uma série de reuniões que irão ter uma peridiocidade semanal, no sentido de avaliarmos com frequência tudo aquilo que está a acontecer na Região Autónoma da Madeira neste período onde os incêndios são mais prováveis", esclareceu ao DIÁRIO.

Além disso, assumiu que estas reuniões servem para discutir vários temas, mas sem a intenção "de haver guerra ou haver bronca, porque, de facto, as reuniões são para esclarecer posições e para tornar o socorro mais seguro e com mais qualidade, que é isso que a população nos exige".

O socorro continua a ser prestado por profissionais com muito rigor, com muita responsabilidade, com formação, com diferenciação. É preciso ver que esse socorro faz parte muitas entidades, mas é um socorro que é conhecido não só a nível nacional, mas também a nível internacional Pedro Ramos, secretário regional da Saúde e Protecção Civil

Nas declarações prestadas esta manhã, o governante afirma que todas as entidades, desde Comando Operacional da Madeira, Zona Militar da Madeira, Autoridade Marítima, Sanas, PSP, GNR, IPMA e IFCN, foram informadas sobre o POCIR.