Depressão Óscar Madeira

Deslizamento de terras em Santo António deixa 18 pessoas desalojadas

A derrocada, que afectou seis habitações, é considerada agora o "caso mais grave" pela autarquia do Funchal

None

O presidente da Câmara Municipal do Funchal, Pedro Calado, deu conta, esta tarde, que existem 18 pessoas desalojadas em Santo António, na sequência de um deslizamento de terras que afectou seis residências, elevando para assim o número total de desalojados para 22. 

No mais recente balançao efectuado pela autarquia do Funchal, Pedro Calado explicou que, entra as várias ocorrências no concelho, o caso mais grave passa-se em Santo António, no qual estão 18 pessoas desalojadas de seis habitações.

"Existiu uma derrocada a sul das casas e há um perigo também no terreno a norte das habitações e que agora acabamos de receber informação que exisitiu mais um deslizamento perto dessas casas. Já foram accionados os procedimentos normais com a Segurança Social e estamos a encaminhar essas 18 pessoas para um local seguro para ficarem pelo menos hoje e, a partir de amanhã, então temos que arranjar uma solução definitiva para essas pessoas", afirmou Pedro Calado, acrescentando que a autarquia está em articulação com diversas entidades. 

"Estamos em articulação com a Segurança Social, com os Serviços Municipais do Município do Funchal, com o Instituto de Habitação da Madeira, para se fazer um realojamento dessas famílias o mais breve possível", frisou.

O autarca, que está no terreno, mais concretamente na Estrada na Corujeira de Dentro, no Monte, que esta manhã, cedeu parcialmente, arrastando uma viatura que se encontrava estacionada no local, explicou que a solução para esta ocorrência passará por retomar a circulação amanhã, condicionada a uma faixa de rodagem na zona afetada, com proibição de circulação de pesados.

Piso cede na Corujeira de dentro e arrasta viatura

O piso da Estrada na Corujeira de Dentro, no Monte, em frente ao bar 'Polama', cedeu parcialmente, esta manhã,  arrastando uma viatura que se encontrava estacionada no local. Ao que foi possível aferir, não existia ninguém no interior do carro. 

"Neste momento, estamos a realojar um casal de nepaleses aqui do Monte. A identificação já está feita e o levantamento das necessidades, até porque também a senhora está numa fase final de uma gravidez e tudo aponta que tenha o bebé até a próxima segunda-feira. Portanto, o caso está resolvido e conseguimos fazer o realojamento", afirmou, Pedro Calado, acrescentando a situação do Curral dos Romeiros "também já está desimpedida".

"A estrada regional 103, entre o Terreiro da Luta e a parte de cima das Carreiras, ao final do dia de hoje vai ser resolvida, com auxílio também da Direcção Regional de Estradas. Temos outra situação, entre o Terreiro da Luta e o miradouro do Curral dos Romeiros, que também estava interrompida, mas que até hoje resolvida", esclareceu.

Sobre todas as outras situações, Pedro Calado garante que "estão perfeitamente identificadas". "Estamos no terreno com equipas a fazer a limpeza das estradas, de pequenas derrocadas. Temos o Serviço de Salubridade e do Ambiente também a funcionar, os Bombeiros Voluntários e os Bombeiros Sapadores do Funchal estão também a preparar algumas limpezas já no final do dia de hoje", referiu, sublinhando "que cerca de 90% das ocorrências já estão resolvidas".

Há meia dúzia de casos, que temos que ir resolvendo, mas com o tempo vamos chegar lá. O que importa agora é criar situações de segurança à população e resolver estes casos de desalojados que nós verificamos e pôr esta estrada da Corujeira de Dentro transitável, mesmo que condicionada e retomar a vida normal.  Pedro Calado, presidente da Câmara Municipal do Funchal