Os velhos só dão despesa...

O suicídio de gente antiga tem vindo a aumentar. Não é para admirar, já que nesta iníqua sociedade, os velhos, em alta percentagem recebem reformas/pensões com valores bem abaixo do limiar da pobreza e, tantas vezes, equacionam comprar comida ou medicamentos(!). São peste grisalha, como a direita os classificava, estando a mais porque só dão despesa.... Neste enquadramento social, não se aproveita o manancial de conhecimento adquirido - A escola da vida, das pessoas que têm muito a ensinar às gerações mais novas... sabe-se, que nos países nórdicos da Europa aproveita-se estes saberes para o transmitir às crianças nos infantários, através de estórias reais das suas vidas! Notável. Em Portugal, desperdiça-se estas fontes sapientes inexplicavelmente.

A psiquiatria, valência bastarda da medicina, não lhes dá respostas atempadas e o poder, ao invés, de os acarinhar, de os mobilizar para serem úteis nos seus múltiplos saberes, marginaliza-os!

Os velhos não são trapos, são gente antiga que contribuiu para o crescimento de Portugal e devemos-lhes respeito e gratidão.

Louvemos a sua coragem e resistência por terem alcançado tão provecta idade.

Vítor Colaço Santos