Desporto

6.170 alunos e utentes dão vida à semana do Desporto Escolar 2023

None
Foto SRE

A Festa do Desporto Escolar 2023 decorre entre 25 de Maio e 1 de Junho. Vai contar com total de 6.170 alunos e utentes participantes ao longo da semana, pertencentes a 139 escolas e instituições da Região.

A cerimónia de abertura vai ter lugar na Praça do Povo, no dia 25 de Maio, a partir das 20h30.

Para desenvolver o tema ‘Os dias que contam’ – onde serão abordadas temáticas actuais, como a paz, o ambiente e a saúde – realiza-se um espectáculo gímnico, com a participação de cerca de 750 figurantes, logo depois do habitual desfile das instituições participantes.

As actividades serão coordenadas pela equipa da Direcção de Serviços do Desporto Escolar (DSDE), constituída por 28 elementos, apoiada por outros profissionais de diferentes serviços da Secretaria Regional da Educação (SER) e por cerca de 200 voluntários.

Os números foram revelados pelo directos do DSDE, Elmano Santos, esta tarde, na conferência de apresentação do evento, que teve lugar no Madeira Shopping.

A semana do Desporto Escolar envolve praticamente todas as escolas públicas e privadas da Região e algumas instituições ligadas à Inclusão e à Educação Especial. Terá como sempre o palco central no Funchal, embora também chegue aos concelhos da Ribeira Brava e Machico. Serão realizadas actividades dirigidas a todos os níveis de ensino.  Elmano Santos, directos DSDE

Jorge Carvalho, secretário regional da Educação, Ciência e Tecnologia destacou, na ocasião, a importância deste evento, para promover a actividade física e hábito de vida saudável.

Evento que é já uma referência nas práticas educativas na Região. São mais de 40 anos a fortalecer a importância do desporto nas nossas escolas, a dinamizar e a procurar responder às motivações e aos talentos dos nossos alunos. É desta forma que promovemos o desporto, a actividade física, hábitos de vida saudável, mas também fomentamos a socialização entre todos os participantes. Jorge Carvalho, secretário regional da Educação, Ciência e Tecnologia