Madeira

Câmara do Funchal aumenta apoio ao Festival Aleste

Este ano o festival receberá um apoio de 13 mil euros

None

A autarquia do Funchal aumentou em cerca de 8% o apoio, este ano, ao Festival Aleste, que decorre entre os dias 25 e 28 deste mês. O protocolo celebrado esta segunda-feira entre a Câmara Municipal do Funchal (CMF) e a Aleste Associação Cultural, dá conta que esta iniciativa será apoiada em 13 mil euros. 

Além do apoio financeiro, o protocolo visa ainda uma cooperação logística, a isenção de licenças de ruído e ainda a cedência do espaço - Complexo Balnear da Barreirinha, através da Frente Mar.

Na ocasião, Pedro Calado, presidente da CMF, referiu que esta 9.ª edição do Aleste enquadra-se na visão da autarquia que pretende uma cidade "atractiva, com dinâmica cultural e participativa", assim como trazer novos eventos apostando na juventude e em novos valores. O autarca realçou o reforço dos apoios financeiros às associações com o objectivo de promover a dinamização cultural em toda a cidade, sublinhando que a autarquia já atingiu 2% do total do orçamento do Município do Funchal destinado à Cultura.

O autarca elogiou a organização do Aleste que este ano aposta na descentralização. O evento vai alargar-se a outros espaços e, ao contrário de anos anteriores, não acontecerá apenas num dia, mas sim três dias de festa de quinta a sábado (de 25 a 28 de Maio).

Além do Complexo Balnear da Barreirinha, irá incluir a Capela da Boa Viagem, Museu Café e o Pestana CR7. O evento marca o panorama regional com um espírito diferenciador e arrojado através de um “arraial” junto ao mar. São vários os concertos com um custo de 20 euros.

Considerado um Festival familiar e que atrai um público jovem e alternativo, o Aleste tem a participação de doze artistas, incluindo os artistas locais: Flor, Mira Doura, Rodrigo Camacho e Sarah Linhares. Um momento de celebração cultural, um “grande arraial” de praia, onde se destacam alguns artistas do panorama nacional e internacional.