Madeira

Produção de cebola nas 4 mil toneladas e valor comercial no 4 milhões de euros

Mais de 80% da cebola regional é produzida no concelho de Santa Cruz

None

A produção de cebola deste ano ronda as 4 mil toneladas e o valor comercial da mesma é de cerca de 4 milhões de euros.

Em relação ao último ano a produção regista "ligeiro" decréscimo, mas o valor comercial é semelhante, diz o Governo Regional.

Não é por acaso que a Festa da Cebola é já evento cartaz na mais populosa freguesia fora do Funchal. Onde a cultura da cebola assume maior expressão é no concelho de Santa Cruz (quase 82% da área total, e 87% de todas as explorações) e, com muito menos relevância, o resto da ilha, com destaque para a freguesia da Ponta do Pargo, no concelho da Calheta.

Dados oficiais da Secretaria com a tutela da Agricultura, dão conta que a produção regional de cebola do ano passado ficou perto de atingir as 4 mi toneladas, ao situar-se nas 3.932 toneladas oficialmente contabilizadas. Relativamente à área dedicada à cultura da cebola e respectivos produtores, não se registou variação no ano de 2022, mantendo-se a área nos anteriores 136 hectares, enquanto o número de agricultores envolvidos na produção ascende a um milhar, variando entre 1.100 a 1.150 agricultores registados como produtores de cebola.

O valor bruto da cebola na Madeira frendeu na última colheita (2022) mais de 4,1 milhões de euros (4.167.792 euros), tendo sido 6,6 % superior ao registado em relação a 2021 (quando o valor foi de 3.906.930 euros).