Madeira

'O Futuro Espera Por Ti' falou sobre profissões com estudantes do secundário

JSD organizou esta iniciativa

None

A iniciativa 'O Futuro Espera Por Ti', organizada pela JSD, quis “proporcionar a estudantes do ensino secundário a interação com jovens profissionais de diferentes áreas”. Por isso, ontem, reuniu representantes de sete áreas: João Paulo Marques (Direito), António Gonçalves (Economia e Gestão), Marco Nascimento (Engenharia Civil), Carolina Araújo (Marketing e Comunicação), Sofia Abreu (Medicina), Silvana Spínola (Psicologia) e Dionísio Andrade (Ciência Política e Relações Internacionais).

“Foi uma boa oportunidade para, em contexto de conversa informal, ouvir testemunhos, colocar questões, esclarecer dúvidas e ficar a conhecer as especificidades do trajeto académico e profissional de cada um”, explicam os jovens social-democratas. A JSD pretende que os alunos "façam uma escolha informada quanto ao curso no qual pretendem ingressar no ensino superior". 

Na óptica dos social-democratas, esta acção tratou-se de uma ocasião para “compreender melhor as exigências e as implicações das carreiras profissionais que os jovens queiram seguir, bem como as competências necessárias para nelas ter sucesso”. 

“Ouvir as experiências de jovens profissionais em início de carreira é crucial para que os alunos do ensino secundário tomem decisões conscientes quanto ao desenvolvimento de um percurso académico e profissional alinhado com as suas aspirações e potencialidades”, conclui a JSD.