5 Sentidos

Universidade da Madeira recebe congresso 'Madeira: um jardim Atlântico de raridades'

O evento acontece entre os dias 25 e 26 de Maio, numa organização da Associação de Colecções – Coleção Berardo e da Associação Oceano Atlântico

None

O auditório do Colégio dos Jesuítas, na Universidade da Madeira, acolhe, nos próximos dias 25 e 26 de Maio, o congresso 'Madeira: um jardim Atlântico de raridades', uma iniciativa da Associação de Colecções – Coleção Berardo e da Associação Oceano Atlântico, sendo o encontro científico organizado pelo Grupo de Botânica da Madeira (GBM).

Vão participar vários investigadores ligados à academia madeirense, mas também de outras unidades nacionais e internacionais, destacando-se a investigadora Vanessa M. Handley, do Montgomery Botanical Center (Flórida, EUA), reconhecida especialista mundial de Cicas.

No âmbito desta iniciativa, vão ter lugar algumas visitas de estudo, nomeadamente ao Rabaçal, na tarde de 25 de Maio, com o objectivo de ver in loco uma população de Mocano (Pittosporum coriaceum. Outra visita será ao Monte Palace Madeira – Tropical Garden, na manhã do dia seguinte, para observação e estudo da coleção de Cicas em exposição neste espaço.

A organização deste congresso resulta de um protocolo entre a Universidade da Madeira e a Associação de Colecções, assinado em Setembro do ano passado, "com vista ao levantamento e documentação em base de dados, a disponibilizar à comunidade científica e civil, de todo o espólio botânico do Monte Palace Madeira", podemos ler no comunicado enviado à comunicação social.

O objectivo do encontro passa por "promover a idiossincrasia do Património Natural presente na Região Autónoma da Madeira, endémico ou colecionista, chamando ainda a atenção para a sua fragilidade e necessidade de preservação. Estas acções de divulgação de conhecimento são cada vez mais, necessariamente, globais, fruto da problemática da conservação da biodiversidade a nível mundial", adiantam.

Todas as actividades carecem de inscrição prévia, que tem o custo de 15 euros. Consulte aqui o programa.