Desporto

Marcos Freitas defronta húngaro na estreia do Mundial

Fotos WTT
Fotos WTT

Campeonato do Mundo Individual de ténis de mesa tem lugar em Durban, África do Sul, entre amanhã e o dia 28 de Maio.

O Campeonato do Mundo Individual de ténis de mesa arranca amanhã em Durban, na África do Sul, naquele que é o segundo mundial a ter lugar no continente africano – o primeiro teve lugar no Cairo, Egipto em 1939 – 84 anos depois.

A competição que conta com 128 jogadores masculinos e outros tantos no sector feminino, teve ontem o seu sorteio das provas de singulares e pares, com a atenção a estar na comitiva portuguesa, nomeadamente no olímpico madeirense Marcos Freitas, bem como na atleta olímpica lusa Fu Yu, há muito radicada na Madeira e casada com outro mesa-tenista, o madeirense Duarte Fernandes.

Assim sendo na ronda inaugural da prova de singulares, Marcos Freitas, actual n.º 60 do ranking mundial terá pela frente o húngaro Adam Szudi, n.º 163 do Mundo. Um triunfo neste encontro, que teve acontecer no dia de amanhã ou domingo, coloca o jogador madeirense na ronda seguinte onde o espera o vencedor da partida entre Chew Zhe Yu Clarence, de Singapura (n.º 164) e o quarto melhor jogador do Mundo, o japonês Tomokazu Harimoto.

Quanto ao restantes portugueses, na prova masculina, Tiago Apolónia (n.º 59), irá defrontar o indiano Harmmeet Desai (n.º 136), João Monteiro (n.º 139) defronta o dinamarquês Anders Lind (173), enquanto o melhor jogador luso do ranking mundial (n.º 46) João Geraldo estreia-se no mundial diante do inglês Liam Pitchford (n.º 23).

Fu Yu estreia-se diante da mexicana Clio Barcenas

Na prova feminina, Fu Yu, a melhor atleta lusa no ranking mundial (30.º lugar) faz a sua estreia na edição de 2023 do Campeonato do Mundo diante da mexicana Clio Barcenas, jogador que ocupa o 180.º posto na hierarquia mundial. Em caso de triunfo, a jogador lusa irá medir forças contra o vencedor do duelo entre Liopa Santhy, em representação do país do Oceano Pacífic, Vanuatu (sem pontos no ranking mundial) e a nigeriana Fatimo Bello (n.º 60).

Quanto a Shao Jieni (n.º 46), a outra portuguesa neste Mundial, fará a sua estreia diante da coreana Lee Zion (n.º 49).

Na competição de pares o madeirense Marcos Freitas não irá marcar presença, pelo que Portugal irá contar, na prova masculina com a dupla João Geraldo/Tiago Apolónia, e onde farão a sua estreia na ronda dos 32 avos de final, diante dos polacos Maciej Kubik/Samuel Kulczycki.

Na variante de pares senhoras Shao Jieni/Fu Yu fazem a sua estreia diante de uma dupla de Singapura, Goi Rui Xuan/Wong Xin Ru.

Finalmente em pares mistos, Portugal estará representado por João Geraldo/Shao Jieni, com os portugueses a entrarem em acção, na ronda inaugural diante dos mexicanos Marcos Madrid/Yadira Silva.

De referir que o Campeonato do Mundo arranca este sábado e prolonga-se até ao dia 28 de Maio.