Madeira

Opositora da eutanásia Isabel Galriça Neto presente na Semana da Vida da Diocese do Funchal

None
Foto Global Imagens

A médica e ex-deputada do CDS, Isabel Galriça Neto estará na Madeira, na próxima semana, para participar em duas conferências sobre cuidados paliativos, no âmbito da Semana da Vida, promovida pelo Secretariado da Família da Diocese do Funchal. A edição deste ano, decorre entre 15 e 20 de Maio, sob o mote "Levanta-te! A tua vida é um dom".

Isabel Galriça Neto - que dedicou a sua carreira aos cuidados paliativos e, por outro lado, se tem batido contra a eutanásia - será oradora nas conferências 'Intervir no sofrimento em fim de vida, com ciência e humanismo' e 'Mitos e Medos no final de Vida, conhecê-los para viver melhor!', que terão lugar no auditório Bento Menni, da Casa de Saúde Câmara Pestana, no próximo dia 17 de Maio (quarta-feira), respectivamente pelas 15h00 e pelas 19h30.

Isabel Galriça Neto é médica desde 1985, dedicando-se aos Cuidados Paliativos há mais de 25 anos. Foi presidente da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos, é directora da Unidade de Cuidados Paliativos do Hospital da Luz-Lisboa, docente da Faculdade de Medicina de Lisboa e da Universidade Católica e preside ainda  à Competência de Medicina Paliativa da Ordem dos Médicos.

Durante dez anos foi deputada à Assembleia da República. É comendadora da Ordem do Mérito desde 2004.

Programa da Semana da Vida

No âmbito das comemorações da Semana da Vida, a 15 de Maio (Dia Internacional da Família) será também lançado um CD com o 'Hino às Famílias', na Capela de Santo Amaro, com a presença de D. Nuno Brás, Graça Alves e com a actuação do Coro de Câmara da Madeira. O referido hino é um trabalho de música elaborado por padre Ignácio e letra da Irmã Maria da Cruz, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

'Estatuto do Embrião'; 'Os cuidados paliativos, dizem sim à vida'; 'Acompanhamento espiritual às pessoas doentes' e 'Recursos de apoio às famílias' são os temas a abordar, dia 16 deste mês, pelas 17h30, numa mesa redonda a realizar na Universidade da Madeira.

O salão da Paróquia do Carmo, em Câmara de Lobos, vai acolher ainda, dia 19 de Maio, às 19h30, a conferência 'Medicina reprodutiva restaurativa'.

As actividades para a Semana da Vida do Secretariado da Família da Diocese do Funchal são feitas em parceria com o Secretariado da Pastoral da Saúde e da Pastoral Social.

Eutanásia novamente aprovada

As comemorações da Semana da Vida acontecem após o parlamento ter confirmado, ontem, o decreto sobre a morte medicamente assistida, que tinha sido vetado pelo Presidente da República, com um total de 129 votos a favor, obrigando à sua promulgação.

De acordo com a Constituição da República, perante um veto, o parlamento pode confirmar o texto por maioria absoluta dos deputados em efectividade de funções, 116 em 230, e nesse caso, o Presidente da República terá de promulgar o diploma no prazo de oito dias a contar da data da recepção.

O decreto foi confirmado com 129 votos a favor, 81 votos contra e uma abstenção, resultados anunciados pelo presidente do parlamento, Augusto Santos Silva, no final da votação.

Foi a quinta vez que os deputados aprovaram um decreto sobre o tema.

O decreto estabelece que a morte medicamente assistida só poderá ocorrer através de eutanásia se o suicídio assistido for impossível por incapacidade física do doente. Estabelece ainda um prazo mínimo de dois meses desde o início do procedimento para a sua concretização, sendo também obrigatória a disponibilização de acompanhamento psicológico.