Madeira

500 alunos do Funchal descobrem 'Jardim com Vida'

Vereadora Nádia Coelho acompanhou esta tarde a actividade de sensibilização ambiental

None
Foto CMF

O 'Jardim com Vida' decorre entre Abril e Junho deste ano, abrangendo 23 escolas do 1.º Ciclo do Funchal, num total de 500 alunos.

A actividade implica uma visita de exploração/descoberta do Jardim Municipal do Funchal, onde os participantes são desafiados ao longo da visita a conhecer as diferentes formas de vida existentes no local: plantas, aves, répteis e insectos.

Desta forma, o jardim passa a ser um espaço de aprendizagem fora da sala de aulas, permitindo às crianças compreender a importância dos espaços verdes na cidade, conhecer alguns dos organismos vivos existentes neste ecossistema e compreender a importância da sua preservação. 

“A sensibilização ambiental assume um papel fundamental no despertar da consciência ambiental dos cidadãos, sendo importante manter todo este trabalho de forma a sensibilizar os mais jovens, deixando as novas gerações mais preparadas para o futuro”, afirmou a vereadora com o pelouro do Ambiente, Nádia Coelho, que acompanhou esta tarde a actividade no Jardim.

A iniciativa é organizada pela Câmara Municipal do Funchal (CMF), através da Unidade de Sensibilização Ambiental, com o objectivo de oferecer aos alunos do município uma aprendizagem diferenciada baseada na observação 'in loco'.

Aos alunos é distribuída uma maleta que contém várias fichas com os desafios que vão ter de preencher ao longo do percurso auxiliado por um mapa do Jardim.

De acordo com a nota enviada pela autarquia, a actividade vai ao encontro dos currículos pedagógicos do 1.º ciclo do ensino básico (destinatários desta acção), com os alunos a serem incentivados a explorar os conceitos de: árvore, arbusto, herbácea, espaços verdes, biodiversidade, ecossistema, avifauna, polinização, entre outros.