Madeira

José Manuel Rodrigues afirma que "estamos longe de ter uma boa ou sequer uma literacia para a saúde"

None

O presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Rodrigues, afirmou, hoje, que apesar dos "passos significativos das últimas décadas, estamos longe de ter uma boa ou sequer uma literacia para a saúde, e sobretudo são pouco os cidadãos com a consciência de que são eles os primeiros responsáveis pela sua saúde". As declarações foram proferidas nas 33.ªs Jornadas de Medicina Geral e Familiar da Madeira e do continente, para justificar o pedido de “uma verdadeira Educação para a Cidadania”.

“O cidadão tem de ter a plena consciência de que do seu estilo de vida, dos seus hábitos e comportamentos, depende em grande parte a sua saúde. E tem de saber, também, que os seus erros e omissões provocam doenças que custam dinheiro dos impostos de todos”, vincou.

“É esta cultura de prevenção e de responsabilidade que precisamos de instalar na comunidade” José Manuel Rodrigues.

O presidente do Parlamento Madeirense entende, ainda, ser urgente “aumentar o número de médicos de família, dotando cada pessoa de um clínico geral que a possa ajudar nas diversas fases da sua vida, numa medicina preventiva que promove estilos de vida saudáveis, evita doenças e consegue detectar, precocemente, algumas patologias”, assim como um “reforço dos cuidados primários de saúde, como vem sendo feito na Região”.

“Estou certo de que destas vossas Jornadas, que têm uma intensa e diversificada temática, sairão ideias, propostas e contributos para a melhoria dos serviços de saúde e para uma resposta mais eficaz e atempada às necessidades dos nossos concidadãos, afinal a razão de ser do vosso trabalho”, concluiu.