Fact Check Madeira

Alguns jogos são disputados à mesma hora só na última jornada?

None
Foto ASPRESS

José Gomes, treinador maritimista, referiu recentemente que o facto de as três equipas que ainda lutam pela manutenção - Marítimo, Paços de Ferreira e Santa Clara - não jogarem no mesmo dia e à mesma hora na penúltima jornada pode "beliscar a verdade desportiva."

Um adversário que vá jogar já sabendo o desfecho de outros jogos, ou que está no lugar que queria ou que já não tem hipóteses de chegar ao lugar que quer, pode afetar emocionalmente para o jogo seguinte contra um adversário que também está a jogar por coisas importantes. Por isso, se pode dizer, que pode beliscar a verdade desportiva. José Gomes, treinador do Marítimo

O técnico defendeu que “o mais correto era todos jogarem ao mesmo tempo" já nesta penúltima jornada do campeonato, uma ideia defendida também por Tulipa, treinador do Vizela, próximo adversário do Marítimo.

"Há aqui um critério que não era muito usual há algum tempo que surge por questões que têm a ver com a televisão. Pede-se a consistência que tínhamos há uns anos, com equipas a lutarem pelos mesmos objetivos a jogarem à mesma hora", frisou Tulipa, na conferência de imprensa de antevisão ao jogo com os ‘leões’ insulares.

O Vizela, nono classificado, com 40 pontos, defronta o Marítimo, 16.º, com 23, em partida da 33.ª jornada, marcada para as 20h15 desta sexta-feira, no Estádio do Marítimo, no Funchal.

Este jogo já pode trazer para os adversários diretos do Marítimo, coisas novas, há um critério que não era usual há alguns tempos, mas que agora por questões que têm a ver com a televisão, não acontece. Isto está diferente e agora quem está a jogar pelos mesmo objetivos não joga à mesma hora a nós achamos isso estranho.  Tulipa, treinador do Vizela

Desde 2016 que apenas a última jornada contempla jogos à mesma hora, para as equipas que disputam determinados objectivos. Exemplo: Equipas envolvidas na luta pelo título; jogos que vão definir despromoções e manutenções ou a luta por lugares ‘europeus’.

Face às alterações de regulamentos no final da época de 2014/15, apenas os jogos da última jornada (34.º) “devem ser realizados ao mesmo dia e à mesma hora”.

Até à época 2014/15, estas disposições valiam nas duas últimas jornadas. Depois, a alínea k do artigo 44 do regulamento aponta para a derradeira ronda.

- Sem prejuízo de casos de força maior, os jogos correspondentes à última jornada de qualquer competição oficial a disputar por pontos devem ser realizados no mesmo dia e à mesma hora.

O que mais diz o referido artigo do Regulamento das condições organizadas pela Liga Portugal?

6. Exceptua-se do disposto na alínea k) do número anterior o caso dos jogos, devidamente autorizados pela Liga Portugal, cujos resultados não tenham interferência direta ou indireta na tabela classificativa, em matéria de promoções e despromoções, de obtenção do primeiro lugar, de lugares de posicionamento nas fases da Taça da Liga e de lugares de acesso às competições da UEFA.

7. Relativamente aos jogos a disputar na última jornada, a Liga Portugal, com vista a permitir a transmissão televisiva direta de jogos, pode autorizar as alterações em bloco de jogos que envolvam todos os clubes que disputem a obtenção de um mesmo objetivo, desde que o resultado desses jogos não possa ter, relativamente a terceiros clubes participantes na mesma competição, qualquer influência nos aspetos classificativos relevantes discriminados no número anterior, devendo esses jogos alterados ser realizados simultaneamente.

Os regulamentos são claros que a regra não se aplica a todos os jogos. “Os resultados que não tenham interferência directa ou indirecta na tabela classificativa, em matéria de promoções e despromoções, de obtenção do primeiro lugar, de lugares de posicionamento nas fases da Taça da Liga e de lugares de acesso às competições da UEFA”.

Contudo, apesar de algumas vozes dissonantes, que pretendiam que as partidas envolvendo clubes a lutar pelos mesmos objectivos fossem disputadas à mesma hora, já na penúltima ronda, as regras são claras e apontam apenas para a jornada final.

Apesar de algumas vozes dissonantes, que pretendiam que as partidas envolvendo clubes a lutar pelos mesmos objectivos fossem disputadas à mesma hora, já na penúltima ronda, as regras são claras e apontam apenas para a jornada final.