Madeira

PSD diz que Governo Regional assume a saúde como "prioritária" no Porto Moniz

None

A aposta do Governo Regional na melhoria da prestação dos cuidados de saúde no Porto Moniz foi o mote para o início das Jornadas Locais do Grupo Parlamentar do PSD no concelho, onde os deputados social-democratas começaram por visitar as obras de adaptação da antiga escola de 1.º Ciclo a novo Centro de Saúde do Seixal.

"Um exemplo", segundo o deputado Valter Correia, "do investimento que o Governo Regional continua a fazer no Porto Moniz nesta área, olhando ao objectivo de melhorar e facilitar o acesso aos cuidados de saúde, em vez de privilegiar os números".

Apesar do baixo número de habitantes, cerca de 2.500, mantém-se uma relação de proximidade, existindo cinco centros de saúde, que respondem a todas as freguesias, além do serviço de urgência, que funciona todos os dias, das 8 às 22 horas. O Porto Moniz detém também uma taxa de cobertura de médico de família de 100%, beneficiando da prestação de cuidados médicos e de enfermagem ao domicílio, o que é extremamente importante num concelho envelhecido, com pessoas acamadas ou, em muitas situações, com pouca mobilidade. Valter Correia, deputado do PSD

Acrescentou que, ao nível do investimento nesta área, "há uma preocupação constante na manutenção dos equipamentos de saúde, ressalvando que, em termos de infraestruturas, para além do novo centro de saúde da freguesia do Seixal, está a ser realizada uma intervenção, com vista à requalificação, no centro de saúde das Achadas da Cruz".