Madeira

Parlamento Jovem Regional debate hoje "A Saúde Mental nos Jovens"

None

Esta sexta-feira, 12 de Maio, pelas 14 horas, a Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira recebe a XXIII Edição da Sessão Plenária do Projeto Parlamento Jovem Regional, direcionada aos alunos do 3.º ciclo do ensino básico e subordinada à temática "A Saúde Mental nos Jovens". 

Esta sessão, na qual será apresentada a proposta de recomendação final aprovada em reunião de comissão, conta com a participação de 21 estabelecimentos de ensino, públicos e privados, da Região Autónoma da Madeira, sendo que cada um será representado por cinco alunos: um aluno que desempenhará o papel de 'jornalista' e quatro alunos, com a função de 'deputados', que irão apresentar as medidas do projeto final e colocar algumas questões aos deputados representantes dos vários grupos parlamentares, culminando a sessão com a votação final global das medidas propostas.

O Projeto Parlamento Jovem Regional é uma iniciativa da Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira (ALRAM), em parceria com Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia (SRE), através da Direção Regional de Educação (DRE).

O programa desenvolve-se de acordo com as seguintes fases:

1.ª Fase - A ALRAM e a SRE determinam o tema a debater e definem eventuais ajustamentos ao modelo da Sessão. Em seguida, realizam-se, nos estabelecimentos de ensino participantes, estudos, debates e propostas que culminam na Sessão Escolar, durante a qual se procede à votação e a aprovação do projeto de recomendação, assim como se elegem os deputados que representarão a escola na fase seguinte.

2. ª Fase - Divulgação dos projetos de recomendação e eleição dos deputados que irão estar presentes nas reuniões preparatórias. Participam ainda nestas reuniões dois elementos representantes da ALRAM e dois elementos representantes da DRE. Nesta fase, são apresentados, debatidos e aprovados os projetos de recomendação para a reunião de comissão, bem como, são votadas as questões que serão colocadas na Sessão Plenária da ALRAM.

3.ª Fase - Reunião de comissão com os jovens representantes das reuniões preparatórias, na qual é aprovado o projeto de recomendação final e se procede à eleição dos jovens candidatos à Mesa da Sessão Plenária, nomeadamente, do Presidente, Vice-Presidente e Secretário da mesa.

4.ª Fase - Sessão Plenária do Parlamento Jovem Regional a ocorrer na ALRAM.

Este programa visa, portanto, promover, junto dos jovens, a educação para a cidadania, o debate democrático e o respeito pela diversidade de opiniões, estimulando as capacidades de expressão e argumentação dos alunos na defesa das suas ideias. Pretende ainda incentivar os jovens para uma participação cívica e política mais ativa que possa contribuir para a resolução de problemas que afetam a sua vida e a da comunidade onde estão inseridos e vivenciando, desta forma, os princípios democráticos de uma cidadania ativa, pluralista e crítica.