Madeira

Direcção Regional de Saúde deixa conselhos para prevenir a utilização excessiva dos ecrãs

None
Foto Shutterstock

A Direcção Regional de Saúde emitiu uma nota onde deixa dicas sobre como prevenir a utilização excessiva dos ecrãs por parte dos mais jovens. A pandemia de covid-19 veio alterar algumas rotinas e provocar mais isolamento. Além disso, estudos recentes mostram que os padrões de sono estão a alterar-se devido às novas tecnologias.

"Segundo dos dados nacionais do estudo da Health Behaviour in School – Aged Children (HBSC) – Saúde dos Adolescentes Portugueses em Contexto de Pandemia - 2022, em relação ao padrão de sono, houve um aumento em relação a dormir pouco (68,6%), à dificuldade em adormecer (64,1%), dificuldade em acordar de manhã (62,8%), sono agitado (50%), ou seja, existem menos adolescentes a dormir bem (91,1%), em relação ao estudo anterior realizado em 2018. Este facto poderá dever-se não só às vivências da pandemia e o potencial aumento da ansiedade, do medo e/ou da irritação, como também ao aumento de horas passadas online e/ou em frente aos ecrãs", refere a DRS.

As indicações da Academia Americana de Pediatria (2015), indicam que os jovens entre os 13 e 18 anos não devem estar mais de 2 horas por dia a ver televisão ou a jogar no telemóvel/tablet, e devem no máximo jogar videojogos durante 30 minutos. No entanto, não é essa a realidade actual.

Eis os conselhos deixados pela Direcção Regional de Saúde:

  • Façam um plano “offline” e privilegie atividades outdoor para toda a família;
  • Utilizem o controlo parental de forma que os jovens possam ter regras na utilização dos dispositivos eletrónicos (tempo, conteúdo), mantendo o respeito pela privacidade e promovendo a autonomia dos mesmos;
  • Comuniquem de forma clara com os seus filhos, criem regras que todos devem cumprir;
  • Evitem utilizar ecrãs pelo menos 2 horas antes de irem para a cama, pois a luz emitida atrasa a libertação da melatonina, com impacto no início e qualidade do sono.