Madeira

Madeira não vai servir de "cortina de fumo" para a República

Albuquerque diz que os socialistas usam a Região para esconder a ineficácia política

None

A Região Autónoma da Madeira não vai servir de "cortina de fumo" para o PS da República, e bem menos para disfarçar a incapacidade política do PS na Madeira.

O presidente do Governo Regional que falava, esta tarde, durante a inauguração da obra de ‘reabilitação e restauro do Convento de Santa Clara – monumento visitável’, não percebe a insistência dos socialistas madeirenses que remeteram para o Ministério Público as conclusões da comissão de inquérito às "obras inventadas". O governante garante que o seu Executivo nada tem a esconder.

Miguel Albuquerque justificou também o facto de não receber o secretário de Estado das Comunidades, Paulo Cafôfo, que hoje está de visita oficial à Região, com a sua agenda preenchida.

Sobre a obra, hoje inaugurada, os trabalhos que decorreram no Convento de Santa Clara dividiram-se em duas componentes. A primeira das componentes consistiu na beneficiação global da Igreja e do Convento de Santa Clara, incluindo projectos de Segurança Contra Incêndios em Edifícios e de Instalações Eléctricas e de Telecomunicações. A empreitada de beneficiação global das áreas visitáveis da Igreja e do Convento de Santa Clara teve início em Agosto de 2019 e fim em Março de 2021.

Por seu turno, a empreitada de implementação do ‘projecto de museologia/museografia das áreas visitáveis do Convento de Santa Clara (Funchal)’ teve início em Setembro 2022 e conclusão em finais de Abril de 2023.

A segunda componente da intervenção governamental deu-se ao nível da conservação e restauro do património artístico, móvel e integrado. Desta forma, os serviços de conservação e restauro de pintura, escultura e talha dourada móvel/integrada do Convento de Santa Clara começaram em Setembro de 2020 e acabaram em Janeiro de 2022.

Falamos de um investimento total de 2 milhões e trezentos mil euros.