Comunidades Madeira

Paulo Cafôfo recebido por Ramos Horta em Díli

O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas foi recebido esta manhã por José Ramos Horta no palácio presidencial da República de Timor-Leste.

O governante português regressa hoje a Portugal depois de ter efectuado uma visita oficial também a Austrália, mas hoje, Paulo Cafôfo manteve uma audiência com Ramos Horta seguindo-se um encontro com a comunidade portuguesa e luso-timorense na Fundação Oriente e na qual participou o chefe de Estado daquele país que se encarregou, ele próprio, de conduzir o carro presidencial e dar boleia a Cafôfo.

Foi à chegada à Fundação que encontrou um madeirense. De seu nome, Joel Castro Abreu. Tem 40 anos, é jurista e trabalha em Timor-Leste há oito anos prestando assessoria ao governo local, um percurso de vida que poderá ser lido amanhã na edição impressa.

Entretanto, ao DIÁRIO, o governante português disse estar convencido que “a língua portuguesa acaba por ser um factor de reforço da amizade entre Portugal e Timor-Leste e na cooperação que existe entre estes dois países”.

“Da conversa que tivemos, além da situação a nível mundial e daquela que é a visão do presidente e prémio Nobel da Paz, houve aqui uma atenção especial ao papel que deve ser de Portugal em Timor-Leste”, destacou à saída da audiência na qual também participou o corpo diplomático português naquele país.