Madeira

MPT preocupado com estacionamento no Largo do Município no Funchal

None
Foto Aspress

O MPT manifestou hoje a sua preocupação face à decisão de Pedro Calado, na qualidade de presidente da Câmara do Funchal (CMF), em executar um estacionamento para automóveis na Praça do Município.

Para Valter Rodrigues, citado em nota de imprensa, esta situação "coloca em risco património arquitetónico municipal e regional, nomeadamente o edifício da câmara municipal, a igreja do Colégio e o Museu de Arte Sacra". 

"A execução desta obra poderá alterar os níveis freáticos da zona levando a assentamentos diferenciais que poderão levar a fissuras e perda de estabilidade destes edifícios", sustenta o coordenador regional do Partido da Terra.

"O MPT entende que o futuro das deslocações está na mobilidade suave (pedonal, bicicleta) e nos transportes públicos, pelo que estes devem ser promovidos ao invés de transporte particular unipessoal", sublinha o dirigente.

Neste seguimento, o MPT defende a realização de uma consulta pública, "para aferir a vontade dos cidadãos em permitir a execução de este parque de estacionamento".

Por outro lado, defende a execução de um estudo por parte do Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC), "para aferir a viabilidade estrutural desta obra, por forma a garantir que o supramencionado património arquitetónico não será negativamente afectado".

Defende ainda a publicação do parecer da Direcção Regional da Cultura sobre esta obra, bem como do referido estudo de viabilidade económica da mesma.