Desporto

Carolina Mendes sente que boas exibições no Europeu Feminino aumentaram "responsabilidade" de Portugal

None
Foto UEFA

Carolina Mendes sente que as boas exibições de Portugal no campeonato europeu de futebol feminino aumentaram o apoio no país, mas também as expectativas e "responsabilidade" para conseguir o apuramento. 

Apesar de ter sido repescada para o lugar da Rússia, excluída devido à invasão militar da Ucrânia, e de ser a equipa com a posição mais baixa do ranking (30.ª), a seleção lusa contrariou as expectativas com prestações combativas e resultados disputados. 

Após um empate com a Suíça (2-2) e uma derrota contra os Países Baixos (3-2), dois jogos em que as jogadoras ainda acreditaram na vitória, Portugal ainda pode passar aos quartos de final se ganhar à Suécia no domingo. 

"Com os resultados positivos, esse apoio e as mensagens chegam em maior quantidade, porque as pessoas gostam do futebol que nós estamos a praticar, dá-lhes gozo ver os nossos jogos", afirmou aos jornalistas após um treino na academia do Manchester City. 

Porém, admitiu, "isso também aumenta a nossa responsabilidade" porque "aumentaram as expectativas". 

"Mas isso só nos faz crescer mais e torna-nos mais responsáveis dentro do campo", vincou a avançada do Sporting de Braga. 

Apesar da importância do jogo, Mendes advertiu para "a dificuldade do jogo e o contexto em que estamos inseridas", contra seleções bastante acima no ranking, no caso da Suécia (2.ª), uma diferença de 28 lugares.  

"Mas rankings são só rankings, dentro de campo é que vamos ver o resultado", acrescentou.  

Uma das mais experientes do grupo, com 34 anos e 107 internacionalizações pela equipa principal, Carolina Mendes diz que tem assumido o papel de apoiar as colegas mais novas, mantendo a tranquilidade e concentração. 

"As [outras] seleções já nos respeitam, vê-se nos onze iniciais, ninguém se poupa, vão na máxima força e nós vamos fazer o mesmo", disse, reconhecendo que no domingo Portugal depende apenas de si. 

"Queremos muito ganhar, mas sabemos que é muito difícil, temos de ter pés bastante assentes na terra", avisou. 

Portugal, que participa pela segunda vez num Europeu feminino, defrontará a Suécia no domingo às 17:00 no estádio Leigh Sports Village, em Wigan & Leigh, na região de Manchester, Inglaterra.

Até agora empatou com a Suíça (2-2) e perdeu com os Países Baixos (3-2), tendo apenas conseguido um ponto, tal como as helvéticas. 

Suecas e neerlandesas lideram o Grupo C com quatro pontos cada, mas uma derrota na última jornada, no domingo, pode abrir caminho para Portugal ou a Suíça. 

Os dois primeiros classificados de cada um dos quatro grupos apuram-se para os quartos de final.