Madeira

ARM alerta para possibilidade de faltar água na Ponta do Sol

Em causa está o aumento do consumo em 15% face ao ano passado, valores que não são sustentáveis

None

A Águas e Resíduos da Madeira (ARM) alertou, esta quarta-feira, a Câmara Municipal da Ponta do Sol para o aumento do fornecimento de água àquele concelho em cerca de 15% (face ao ano passado), caso não seja invertida, esta situação poderá levar à falta de água nas zonas abastecidas pelo reservatório de São João – Adegas.

Conforme dá conta a ARM, através de comunicado enviado às redacções, no primeiro semestre de 2022, o volume de água fornecido em alta ao município aumentou cerca de 142 milhões de litros (15,5%) comparativamente com o mesmo período de 2021.

Nos alertas deixados à autarquia liderada pela socialista Célia Pessegueiro, a ARM lembrou que "o fornecimento de água pela ARM a este município depende, exclusivamente, da água proveniente da Galeria das Rabaças, cujo caudal é limitado e já se encontra a ser explorado no seu limite". 

Neste momento, a quantidade de água que está a ser entregue pela ARM à rede municipal é quatro vezes superior àquela que é necessária para os padrões considerados normais, conforme salienta a empresa que gere a água em alta e o resíduos na Madeira.

Perante este cenário, "a manterem-se os elevados volumes solicitados pelo município, é provável que possa vir a faltar água, ainda que temporariamente, às zonas abastecidas pelo reservatório de São João – Adegas", nota a ARM.