Madeira

Sara Cerdas quer boas práticas de vacinação portuguesas replicadas na UE

None

Sara Cerdas questionou, esta tarde, no Parlamento Europeu, Rui Portugal sobre os determinantes que contribuíram para os excelentes resultados de cobertura vacinal em Portugal, nomeadamente "quais as melhores práticas adoptadas” e “de que modo estas poderão ser replicadas em outros países da UE onde ainda existe uma grande hesitação em relação à vacinação”.

A Comissão Especial sobre a Pandemia de covid-19: Ensinamentos Retirados e Recomendações para o Futuro esteve reunida no Parlamento Europeu com epidemiologistas de cinco Estados-Membros para uma troca de pontos de vista , em que Portugal esteve representado por Rui Portugal.

Em resposta a Sara Cerdas, o sub-director-geral da Saúde enalteceu algumas estratégias que permitiram uma melhor agilização da vacinação, como a acessibilidade às vacinas, o contacto com as pessoas através de diferentes canais de comunicação, entre eles mensagens, e também um bom sistema de monitorização e comunicação de risco. Embora, como apontou Sara Cerdas, “parte, mas não a totalidade destes resultados podem ser atribuídos à memória colectiva dum passado não muito distante, em que as mortes por doenças preveníveis por vacinação eram uma realidade em Portugal”.

Portugal é um dos países no Mundo com maior proporção de população vacinada contra a covid-19: 95% da população vacinada com pelo menos uma dose, e 86% da população tem o esquema completo. Ao contrário, por exemplo, na Bulgária, onde apenas 30% da população tem o esquema completo.

A troca de pontos de vista cobriu uma análise aos principais desafios enfrentados pela UE na pandemia de covid-19, medidas tomadas para resolver e acções a serem adoptadas. Esta comissão especial tem como objectivo analisar a resposta europeia à pandemia nas áreas da saúde, democracia e direitos fundamentais, o seu impacto na sociedade e na economia, bem como o impacto internacional.