País

Custos de construção de habitação nova aumentaram 8,6% em Fevereiro

None

Os custos de construção de habitação nova aumentaram 8,6% em fevereiro, face ao mesmo mês de 2021, segundo as estimativas provisórias divulgadas hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Em janeiro, o aumento homólogo dos custos de construção tinha sido de 7,4%.

Por componentes, em fevereiro, os preços dos materiais aumentaram 10,1% (9,4% em janeiro) e o custo da mão de obra cresceu 6,4% (4,5% em janeiro). Ou seja, em fevereiro, houve uma aceleração da variação dos preços em ambas as componentes.

Segundo o INE, "o custo dos materiais contribuiu com 5,9 pontos percentuais para a formação da taxa de variação homóloga do Índice de Custos de Construção de Habitação Nova (5,5 pontos percentuais em janeiro) e a componente mão de obra contribuiu com 2,7 pontos percentuais (1,9 pontos percentuais no mês anterior)".

O instituto de estatística diz ainda que, entre os materiais que mais contribuíram para aumento dos preços, estão "aços, produtos cerâmicos, gasóleo, vidros, aglomerados e ladrilhos de cortiça e madeiras e derivados de madeira, todos com crescimentos homólogos acima dos 20%".

Já a variação mensal dos custos de construção foi de 1,5% em fevereiro, face a janeiro, tendo os custos dos materiais aumentado 0,4% e o custo da mão de obra crescido 3,0%.