Madeira

Cerdas diz ser "decepcionante" o adiamento da Lei da Recuperação da Natureza

A apresentação da proposta de lei é agora esperada no final de Julho, altura em que será também apresentada uma revisão às regras europeias para o uso de pesticidas.

None

“É decepcionante que a proposta de Lei da Recuperação da Natureza, planeada para o final de Março pela Comissão Europeia, tenha sido adiada”. As palavras são de Sara Cerdas, eurodeputada madeirense do PS, proferidas em plenário, na segunda feira.

“Uma vez que as regiões ultraperiféricas, como é o caso da Madeira e dos Açores, e territórios ultramarinos, representam 80% do potencial de biodiversidade da União Europeia, esta lei irá proteger e recuperar os nossos ecossistemas e trazer benefícios para o nosso planeta, mas também em particular para os sectores da agricultura, das florestas e da pesca. Nesse sentido, apelei à Comissão Europeia para que esta proposta seja apresentada o quanto antes, com metas ambiciosas e com especial consideração para as especificidades das regiões ultraperiféricas”  Sara Cerdas, eurodeputada madeirense do PS

De salientar que a futura Lei da Recuperação da Natureza, que será apresentada no seguimento da Estratégia da UE para a Biodiversidade, terá como objectivo reconhecer o direito da natureza à sua preservação e recuperação, propondo, sob forma de legislação, soluções de mitigação e adaptação às alterações climáticas e conservação dos ecossistemas, nomeadamente através de metas específicas para a protecção dos solos e áreas marinhas.

Segundo Cerdas, o adiamento da proposta coloca em causa “um desenvolvimento sustentável e um futuro digno para todas as gerações”. 

“Para combatermos as emergências climática e da biodiversidade, é imperativo adoptarmos uma abordagem holística, que dê valor e proteja os nossos recursos naturais”  Sara Cerdas, eurodeputada madeirense do PS

A apresentação da proposta de lei é agora esperada no final de Julho, altura em que será também apresentada uma revisão às regras europeias para o uso de pesticidas.