Madeira

Bispo pede que nos tornemos "mais comunidade" na Missa da Última Ceia

Homilia fica marcada por menção à guerra na Ucrânia

None

Na Missa da Ceia do Senhor, celebrada esta tarde na Sé, o bispo do Funchal apelou a que nos tornemos "mais comunidade".

Ao iniciarmos a nossa Páscoa anual com esta celebração que nos torna presentes à Última Ceia do Senhor, peçamos-lhe que nos faça mais seus. Que nos dê a graça de, em cada dia, nos irmos tornando mais disponíveis para vivermos a sua vida. Que nos torne mais co-responsáveis da vida uns dos outros; mais comunidade. 

Na sua homilia, D. Nuno Brás fez também referência à guerra, dizendo que esta "não é uma novidade".

A novidade é que a velha guerra, que desde sempre a humanidade conhece, está agora em terras da Ucrânia. E poderíamos continuar… aquela pessoa cometeu um roubo; aquela outra assassinou; alguém disse uma mentira… E o mesmo poderíamos dizer das realidades boas e positivas que conhecemos, e que 'não fazem notícia' na comunicação social.

Por oposição, o bispo convida os cristãos a comungar da "novidade" da vida de Cristo.

Ao contrário, em Jesus. Verdadeiramente nele existe a novidade. Não é simplesmente um novo actor para uma realidade velha. Ele é a novidade! Em Jesus, existe uma realidade de facto nova: existe a novidade da vida de Deus, e a possibilidade de a ela verdadeiramente acedermos, coisa impensável à nossa razão humana. Existe a novidade de uma nova atitude do ser humano diante de Deus, e a possibilidade que Ele nos oferece de partilhar dessa novidade. Existe a novidade de olhar o outro de um modo novo, com um novo olhar (o olhar de Jesus, o Bom Samaritano que, esquecendo-se de si mesmo, se entrega completamente ao serviço do próximo, amando-o até ao fim, morrendo por todos), e a possibilidade de partilharmos dessa novidade ('Se não te lavar os pés, não terás parte comigo', escutou Pedro a Jesus), deixando que Deus vá, aos poucos, tornando a nossa liberdade mais dócil à sua vontade, ao seu projecto para todos e ao seu projecto para cada um de nós.

As celebrações da Páscoa prosseguem amanhã, Sexta-feira Santa (15 de Abril), com o bispo do Funchal a marcar presença na Oração da Manhã, agendada para as 9h30. À tarde, pelas 17h30, presidirá à Paixão do Senhor, seguindo-se a Procissão do Enterro do Senhor. 

Veja as fotos da Missa da Ceia do Senhor na Sé do Funchal

O bispo do Funchal, D. Nuno Brás preside esta tarde, na Sé Catedral do Funchal, à  à Ceia do Senhor, seguida do ritual do Lava Pés, um dos momentos que marca o Tríduo Pascal (três dias celebrados pelo Cristianismo antes do Domingo de Páscoa).